Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Já rodou a primeira etapa do Grande Prémio ABIMOTA


Categorias: Região sexta, 16 junho 2017

Vicente García de Mateos, da Louletano/ Hospital de Loulé, venceu ontem, dia de feriado nacional, a 1.ª etapa do 38.º Grande Prémio ABIMOTA, que ligou Proença-a-Nova a Belmonte, num total de 147,5 km. A vitória do espanhol resultou também na conquista da Camisola Amarela, que pretende defender até Águeda, cidade que vai acolher a quarta e última etapa da prova que se disputa este domingo, dia 18 de junho.

Num dia marcado pelas elevadas temperaturas, e que, para o diretor da prova, Vital Almeida, terá sido “o único contratempo com que quer os corredores como a organização se depararam”, a festa do ciclismo saiu à rua, para disputar as oito camisolas do Grande Prémio ABIMOTA, que conta este ano 38 edições.

O homem do dia, Vicente de Mateos, a quem o calor não assustou, estava visivelmente satisfeito com o resultado obtido no final da 1.º etapa. Foi sempre na frente do pelotão ao longo de grande parte da corrida, chegando a integrar o grupo de corredores que seguiam na fuga logo desde o início da prova, não mais deixando os corredores da frente, acabando por se destacar e isolar-se após passar Castelo Branco.

“Foi uma etapa muito dura, com subidas, descidas e calor à mistura. Pensava que ganhar seria uma loucura, mas consegui acabar na frente. Vou tentar defender a Camisola Amarela e o tempo que fiz penso que é suficiente para chegar a Águeda com ela vestida e conseguir a vitória final”, referiu o espanhol da Louletano/ Hospital de Loulé, bem confiante.

Para o diretor da equipa, Jorge Piedade, “esta vitória foi muito importante tanto para a Louletano/ Hospital de Loulé como para o corredor, por conseguimos ganhar uma margem de tempo suficiente para discutir o 38.º Grande Prémio ABIMOTA”. E continuou: “Vamos lutar com todas as forças para levar a Camisola Amarela até Águeda. Conheço o potencial do Vicente de Mateos e fazendo uma análise do pelotão, acreditei sempre, naqueles últimos 10 km, que ele podia sair vitorioso”.

De referir que Vicente de Mateos lidera ainda a classificação por pontos, a classificação de montanha e da Camisola Bolinhas – Meta Bolinhas. Nas restantes classificações, as Metas Volantes foram conquistadas por Daniel Freitas, da W52/ FC Porto e Gaspar Gonçalves (Liberty Seguros/ Carglass), na Classificação Geral Juventude foi o corredor que ficou na frente.

No que diz respeito à classificação coletiva, a Louletano/ Hospital de Loulé está no topo da tabela, seguindo-se a EFAPEL e em terceiro lugar a espanhola E.C.CARTUCHO.ES-MAGRO.

Para o diretor da prova, o balanço da etapa inaugural “é positivo e desportivamente foi muito bom”. Contudo, o calor causou “estragos na caravana, que teve 21 desistências ao longo da etapa e ao que parece vai manter-se até domingo, sendo difícil prever o que pode acontecer até lá”.

xa0

Hoje, sexta-feira, o 38.º Grande Prémio ABIMOTA continua com a 2.ª etapa, que sai de Penamacor (EN 233) às 12.30 horas e chegará ao Sabugal pelas 16 horas. Os corredores das 15 equipas vão pedalar 144,5 km, de novo com temperaturas muito elevadas, o que vai dificultar mais a prestação de cada um. Durante o percurso, Penamacor, aos 26,3 km, recebe nova passagem para fazer a Meta Autarquias, seguindo viagem a caravana ciclista até à Meta Volante, aos 50,7 km no Casteleiro (Sabugal). A única Meta Montanha vai surgir aos 73,7 km, na Aldeia Histórica de Sortelha. A Aldeia do Soito (Sabugal) é brindada com a Meta Bolinhas, aos 119,5 km e mais à frente vem a Meta, para fechar mais um dia de prova.

xa0

RESUMO DA ETAPA:

- 109 corredores; - 21 desistências; - 8 corredores eliminados; - 1 corredor não compareceu e não participou.

xa0

CLASSIFICAÇÕES:

1.ª Etapa: Proença-a-Nova – Belmonte: 147,5 km

1.º Vicente de Mateos (Louletano/ Hospital de Loulé) 2.º Filipe Cardoso (Rádio Popular/ Boavista) 3.º Frederico Figueiredo (Sporting/ Tavira) 4.º Davide de la Fuente (Louletano/ Hospital de Loulé) 5.º João Rodrigues (W52/ FC Porto) 6.º Rafael Silva (EFAPEL) 7.º Luís Mendonça (Louletano/ Hospital de Loulé) 8.º César Fonte (LA Alumínios/ Metalusa/ Blackjack) 9.º Jesus Del Pino (EFAPEL) 10.º Gaspar Gonçalves (Liberty Seguros/ Carglass)