A Escola Profissional Vasconcellos Lebre, da Mealhada, participou no dia 02 de junho no Encontro das Escolas Solidárias promovido pela fundação EDP. Escolas Solidárias é um movimento de cidadania fundada em 2010 pela EDP, cujo principal objetivo é incentivar os alunos a envolverem-se ativamente na resolução das questões sociais que afetam a sua comunidade baseando-se nos objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU e dos principais problemas que o planeta enfrenta (Pobreza e a fome; Desemprego / sustentabilidade económica; Educação / literacia; Saúde; População sénior; Conviver com a diferença; Sustentabilidade ambiental; Apoiar o desenvolvimento humano noutras regiões do mundo.
A Escola Profissional da Mealhada, apesar de ter no seu ADN o voluntariado e o trabalho para a comunidade, participou pela primeira vez neste projeto em que concorreram 443 escolas, das quais só 139 se qualificaram para a fase final.
O Encontro das Escolas Solidárias tinha como objetivo a entrega dos prémios às 47 escolas distinguidas e promover o reconhecimento ao trabalho desenvolvido por todos os envolvidos.
Este evento foi apresentado pela jornalista Fernanda Freitas e contou com a presença do Ministro da Educação, do Secretário de Estado da Educação, de Margarida Pinto Correia responsável pela área da Inovação Social da Fundação EDP, do Presidente da Fundação EDP, de alguns embaixadores do projeto como Pedro Lima, Cláudia Semedo, Ana Stilwell, Catarina Furtado e André Sardet (em gravação vídeo) e da Embaixadora-Mãe Eunice Munõz. Todos eles proferiram discursos que sensibilizaram o publico e encorajaram os participantes a serem cada vez mais interventivos, sendo que o momento mais emocionante foi protagonizado por Eunice Munõz. Os momentos musicais pertenceram a Easy B que no estilo hip hop encantou a plateia.
A EPVL participou com vários projetos e ações não distinguidas pela organização, mas ganhou o sorriso das pessoas que ajudou com os projetos desenvolvidos, ganhou em espírito de missão e compromisso, ganhou em espírito de grupo e empreendedorismo e autonomia.
“Foi muito bom ver a satisfação de alunos que nunca tinham ido a Lisboa e que pela primeira vez entram num teatro a vibrar de energia, e para a acabar o dia dão uma entrevista para a TVI e tiram as famosas selfies com o ator Pedro Lima. Para o ano recomeçamos, vamos trabalhar porque somos uma escola solidária”, disse a escola em comunicado.