Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Ministério da Agricultura está a apoiar distribuição de alimentação para animais


Categorias: Região segunda, 26 junho 2017

O Ministério da Agricultura está a coordenar a distribuição de alimentação para os animais das zonas afetadas pelos incêndios nos concelhos de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Pampilhosa da Serra e Pedrogão Grande.

Em articulação com as Câmaras Municipais, o Ministério procedeu de imediato ao levantamento de necessidades e à identificação dos locais de entrega dos donativos (fardos de palha e feno e alimentos compostos para animais) disponibilizados por diversas entidades representativas do setor agrícola (CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal, IACA – Associação Portuguesa dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais e OMV - Ordem dos Médicos Veterinários e Companhia das Lezírias).

A Companhia das Lezírias e a CAP disponibilizaram já 60 toneladas de fardos de palha e feno, enquanto A IACA disponibilizou 50 toneladas de alimentos compostos, fornecidos por 16 empresas associadas, alimentos que se destinam a animais de produção e também a animais de companhia.

As entregas continuarão a ser efetuadas em função das necessidades dos concelhos, prevendo-se que a Companhia das Lezírias e a CAP venham a disponibilizar a curto prazo mais 90 toneladas de fardos de feno nos concelhos onde se verifiquem as maiores carências neste domínio.

Entretanto, os técnicos do Ministério da Agricultura encontram-se no terreno, a proceder ao levantamento dos prejuízos por forma a que o Governo possa acionar o mais rapidamente possível as medidas de apoio aos agricultores e à floresta que estão a ser desencadeadas na sequência da situação de catástrofe verificada no terreno.

xa0

Os locais de recolha dos bens alimentares para animais são os seguintes:

Pampilhosa da Serra - Estaleiro Municipal

Pedrogão Grande - Armazém /Junta de Freguesia

Gois - ADIBER

Castanheira de Pera - Pavilhão Gimnodesportivo Municipal

Figueiró dos Vinhos - Cooperativa

xa0

As empresas que estão a participar nesta iniciativa através da IACA são as seguintes:

- Alimentação Animal NANTA

- Rações Zêzere

- De Heus

- Bongado

- Agrolex

- Racentro/Lusiaves

- Ovargado

- Petmaxi (petfood)

- Rações Avenal (petfood)

- Cevargado

- Rações Valouro

- Sorgal

- Tecnipec

- Porto Alto

- Alirações

- Raporal

- Cargill