
O Vale Santo, em Anadia, é, por estes dias o ‘coração’ da Bairrada, pois aí decorre, até ao próximo domingo, 02 de julho, a 11ª edição de “Anadia Capital do Espumante – Feira da Vinha e do Vinho”.
Desde a passada sexta-feira, 23 de junho, muitas têm sido as pessoas que ali se têm deslocado diariamente para confraternizar, provar os néctares bairradinos e assistir a bons momentos musicais. E, até sábado, o programa de animação reserva ainda muitas surpresas: hoje, dia 29, a fadista Mariza vai voltar a encantar Anadia, e amanhã, sexta-feira, dia 30, a noite pertence a Diogo Piçarra; finalmente, no sábado, dia 1 de julho, será a vez de a brasileira Daniela Mercury “aquecer” a noite com os seus êxitos musicais.
De recordar que o Espumante é o “Rei” desta feira e, como tal, tem um destaque especial no certame, com um espaço próprio, uma tenda gigante, onde estão concentrados 19 produtores e engarrafadores da Bairrada. Durante estes dias, os visitantes têm, assim, a oportunidade de provar o que de melhor a região tem para oferecer em matéria de vinhos e enoturismo. À semelhança do que aconteceu em edições anteriores, em cada dia estão presentes entre seis a sete produtores que revelam e promovem os seus melhores néctares. Para provar os espumantes, os visitantes adquirem uma taça pelo valor de dois euros, o que lhes dá a possibilidade de fazer sete provas de espumantes. Se quiserem continuar a provar, podem adquirir mais senhas (um euro, cada) e dirigir-se ao espaço Wine Bar para escolher os espumantes.
Para além do “Palco Anadia Capital do Espumante”, onde atuam os cabeças de cartaz do evento e os DJ que animam a festa noite dentro, existe ainda o “Palco Sentir Anadia”, localizado na zona das tasquinhas, um espaço dedicado aos artistas locais e às associações concelhias, que ali dão a conhecer, aos milhares de visitantes, o trabalho e os projetos que vêm desenvolvendo ao longo do ano, em termos musicais e teatrais.
As dez freguesias e uniões de freguesia do concelho também marcam presença no recinto, divulgando, assim, as potencialidades dos seus territórios, aos mais diversos níveis.
A vertente gastronómica é outro dos atrativos da Feira da Vinha e do Vinho de Anadia. Ao todo, estão presentes 14 tasquinhas, exploradas pelas várias associações sociais, culturais, recreativas e desportivas. Nestes espaços são servidos os mais variados petiscos tradicionais de Anadia e da Bairrada, acompanhados por vinhos brancos, tinto e rosés, incluindo, naturalmente, os espumantes. Esta é também uma forma de as associações poderem angariar alguns fundos para a realização das suas atividades anuais. Nesta edição da feira, o número de tasquinhas aumentou, estando também presentes dois restaurantes. Existem ainda mais 20 expositores de animação, onde estão incluídos 16 espaços de alimentação e quatro de diversão. No anfiteatro do Vale Santo, junto ao “Palco Anadia Capital do Espumante”, funcionam quatro bares de espumante e dois de cerveja.
Paralelamente ao certame, decorrem várias atividades, nomeadamente o Torneio Internacional de Basquetebol Cidade de Anadia 2017 (30 de junho a 2 de julho), antecedido pelo Encontro de Treinadores (29 junho), e, ainda, o “Curso de Introdução à Prova de Vinhos no Feminino” (1 de julho), e o Peddy Paper Anadia 2017 (2 de julho). No sábado, dia 1 de julho, Anadia vai estar na RTP1, através do programa “Aqui Portugal”, com transmissão em direto do recinto da feira.
O preço dos bilhetes é de dois euros, exceto, no dia 1 de julho que é de três euros. No dia 2 de julho, as entradas são livres. Os portadores dos cartões Anadia Jovem e Anadia Sénior têm um desconto de 50 por cento.