O Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, recebeu, no passado sábado, dia 24 de junho, uma prova de espumantes comentada por Luís Lopes, diretor da revista “Vinho - Grandes Escolhas”, que contou com a presença de cerca de 30 pessoas. Esta ação integrou o programa de “Anadia Capital do Espumante - Feira da Vinha e do Vinho 2017”.
Ao todo foram dados a provar 18 espumantes, divididos em três categorias: espumantes feitos a partir apenas de castas bairradinas, de castas bairradinas e internacionais, e, finalmente os Baga-Bairrada.
No enquadramento da prova, Luís Lopes explicou as circunstâncias do nascimento do espumante em Portugal, em finais do século XIX, lembrando que as primeiras caves a produzir e a comercializar o espumante foram as Caves Monte Crasto, em Anadia, em 1893. Salientou que o “boom” das caves em Portugal aconteceu no decorrer dos anos 20 do século passado, coincidindo com o regresso de muitos emigrantes do Brasil, que investiram aqui o seu dinheiro na fundação de várias caves, como as Valdarcos e Messias. Luís Lopes sublinhou ainda que outra data importante para a região foi o ano de 1979, altura em que foi decretada a Região Demarcada da Bairrada com a Denominação de Origem do Espumante e do Vinho.
O programa da Feira da Vinha e do Vinho contempla ainda um outro evento relacionado com provas. Trata-se do 5º Curso de Introdução à Prova de Vinhos no Feminino, que decorrerá no dia 01 de julho, sábado, a partir das 10h00, na Sala de Provas da Estação Vitivinícola da Bairrada, em Anadia.
A iniciativa é promovida pela Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAP Centro), em parceria com a Comissão Vitivinícola da Bairrada, e em colaboração com a Associação da Rota Bairrada. O curso aborda várias temáticas, nomeadamente os órgãos dos sentidos, o copo de prova, a metodologia de prova, o vocabulário dos sabores do vinho, as fichas de prova, a unicidade dos vinhos Bairrada, e, ainda, uma prova comentada de alguns exemplares de vinhos espumantes DOP Bairrada. A participação é gratuita. O programa e as inscrições podem ser consultados em www.drapc.min.agricultura.pt.