Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Primeiro passo para basquetebol na Mealhada foi dado


Categorias: Região quarta, 05 julho 2017

O Luso foi, esta manhã, palco da assinatura de dois protocolos que beneficiarão a Mealhada e a implementação da modalidade de basquetebol no concelho. A Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), a Associação de Basquetebol de Aveiro (ABA), a Câmara Municipal da Mealhada (CMM) e o Grande Hotel do Luso são parceiros para o reaparecimento da modalidade no concelho.

O primeiro protocolo foi assinado entre FPB, CMM e ABA. O segundo entre a FPB e o Grande Hotel do Luso.

Pinto Alberto, diretor de competições da FPB, começou por lamentar o facto de no concelho da Mealhada haver uma expressão do basquetebol reduzida e assinalou o facto de o hotel se tornar o ‘quartel-general’ da Federação até 16 julho, data em que termina o estágio de preparação para a pré-qualificação para o Campeonato do Mundo de 2019.

“O hotel e o Luso reúnem todas as condições para uma seleção se alojar e preparar. Ficam aqui do o primeiro passo para outras equipas de basquetebol escolherem o Grande Hotel”, afirmou Pinto Alberto.

Manuel Fernandes, presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, afirmou que a Mealhada tem todas as condições para receber estágios de preparação e que o Grande Hotel do Luso passará a ser uma referência para estágios desportivos na zona.

“Se há momentos em que assinamos protocolos que reflitam os interesses de todos, este é um deles. Queremos também, com ele, aumentar a prática juvenil da modalidade. Esta é a segunda modalidade com mais expressão no distrito de Aveiro, seja em qualidade ou quantidade. É bom construirmos em conjunto. O nosso primeiro desafio é, então, encontrar na Mealhada uma estrutura que venha a suportar a prática de basquetebol”, disse Manuel Fernandes.

João Carlos Ribeiro, presidente da Associação de Basquetebol de Aveiro, disse que o primeiro passo estava dado e que interessava agora procurar o momento e as pessoas para que a iniciativa dê o passo seguinte.

João Dinis, presidente do Conselho de Administração do Grande Hotel do Luso, afirmou que estes protocolos vão reforçar a estratégia que o hotel tem tido de trabalhar para ter as condições necessárias para receber atletas que usem as infraestruturas do concelho da Mealhada para a prática desportiva.

Rui Marqueiro, presidente da Câmara Municipal da Mealhada, disse estar muito satisfeito pela iniciativa. “Uma das modalidades que acho mais fantásticas é o basquetebol, em boa hora recebi a proposta deste protocolo. Entendemos que este é o primeiro passo para que torna possível a prática deste desporto na Mealhada. Estamos convictos que acontecerá a formação de novos clubes ou que surgirá um movimento federativo dentro dos clubes já existentes”, afirmou.

O presidente afirmou ainda que a autarquia investirá em todos os pavilhões que forem precisos para a prática desportiva e contou ainda um episódio saudosista: “Lembro-me, quando era pequeno, de jogar basquetebol em frente à Câmara Municipal, com o mestre João Pega a explicar como é que se jogava basquetebol”.

xa0

O documento, entre a FPB, ABA e CMM, estabelece as formas de cooperação entre as três entidades. Ao Município cabe a cedência de instalações desportivas necessárias para a realização de treinos, estágios e eventos desportivos, bem como facultar o apoio no transporte de seleções e equipas envolvidas em torneios no município, promover e divulgar a modalidade juntos das escolas e camadas mais jovens e nas suas plataformas de comunicação. Compromete-se ainda a dotar o Pavilhão Municipal do Luso com aparelhos de 24 segundos, conforme as regras, nas tabelas de basquetebol.

A Federação Portuguesa de Basquetebol, por seu turno, compromete-se a realizar diversos estágios das seleções nacionais na Mealhada (Luso), bem como alguns jogos internacionais e apoiar a criação de um polo federado da modalidade no concelho. Compromete-se ainda a organizar um torneio internacional na Mealhada e a promover ações de formação ligadas à modalidade, entre outras iniciativas de divulgação quer da modalidade quer do Município.

Este protocolo é mais uma iniciativa que visa proporcionar aos jovens do concelho diferentes atividades desportivas para ocupação dos seus tempos livres. Além da melhoria contínua das infraestruturas desportivas no município, o atual Executivo tem procurado apoiar as associações desportivas e os seus atletas, com especial atenção para os escalões de formação.