Mealhada será palco de torneio internacional de basquetebol
O Torneio Internacional da Mealhada, em basquetebol, vai realizar-se de 14 a 16 de julho, no Pavilhão Municipal do Luso, opondo a seleção portuguesa às seleções da Estónia e da Roménia. O torneio, juntamente com o protocolo estabelecido entre Autarquia e a Federação Portuguesa de Basquetebol, pretende ser um incentivo ao desenvolvimento da modalidade no concelho.
O Torneio Internacional da Mealhada servirá de preparação à seleção nacional para o Eurobasket e será, por isso, “uma oportunidade de ver jogos de grande qualidade”, explicou o selecionador nacional, Mário Gomes, durante a apresentação do Torneio, esta manhã, no Grande Hotel do Luso, entidade que será a casa da seleção nesta região, fruto de um protocolo de cooperação assinado entre as duas entidades.
“Aproveito o momento para referir que há um melhoramento a fazer no Pavilhão Municipal do Luso, que é dotá-lo de ar condicionado. Parece-me importante para a prática desportiva de alto rendimento”, referiu Mário Gomes.
xa0
Estão escolhidos os catorze atletas que vão cumprir a próxima fase de preparação da Seleção Nacional de Seniores Masculinos e será deste lote que vão sair os 12 nomes que vão defender as cores de Portugal na pré-qualificação com vista à participação no Campeonato do Mundo de 2019. A Equipa Técnica Nacional, composta pelo selecionador Mário Gomes e pelos adjuntos Sérgio Ramos e Nuno Manarte, escolheu um conjunto de jogadores que atuaram esta época, na sua maioria, na Liga Placard. Há, ainda, dois atletas que alinharam fora do país, casos de João "Betinho" Gomes, que se encontra a disputar a final da liga italiana pelo Aquila Basket Trento, e de Henrique Piedade, que jogou nos espanhóis do Martorell.
A equipa das quinas permanecerá no Luso até ao dia 16 de julho. Depois, o conjunto luso viaja para a Skopje (Macedónia), para participar num torneio em que medirá forças com as congéneres da Macedónia, Holanda e Bósnia e Herzegovina, entre 20 e 22 de julho, e regressa a solo nacional para o Torneio Internacional de Vila Real, com as seleções da Tunísia e da Argélia, agendado para 26, 27 e 28 de julho.
A pré-qualificação para o Campeonato do Mundo de 2019 arranca a 02 de agosto, em Sines, frente à Bulgária. Uma semana depois, dia 9, Portugal viaja até Minsk para defrontar a Bielorrússia e três dias depois, a 12 de agosto, mede forças com a Bulgária em Botevgrad. Para encerrar esta fase, a equipa das quinas recebe a Bielorrússia em Coimbra, a 19 de agosto.
Portugal é, nesta altura, 84º do ranking mundial da FIBA, a Bulgária ocupa a 51ª posição e a Bielorrússia está no 92º posto.
xa0
Torneio Internacional da Mealhada
Pavilhão Municipal de Luso
xa0
Programa
Dia 14-7-2017 l 18h30 l Portugal vs Estónia
Dia 15-7-2017 l 18h30 l Estónia vs Roménia
Dia 16-7-2017 l 18h30 l Portugal vs Roménia