Pampilhosa palco de entrega do Prémio Mário Leston Bandeira

O Prémio Nacional de Demografia Mário Leston Bandeira foi entregue na Pampilhosa, terra natal do falecido ex-professor do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), a Filipe Ribeiro, um jovem demógrafo. Foi mais um ponto alto nas celebrações dos 900 anos da Pampilhosa.
Foi perante uma plateia de amigos e familiares de Mário Leston Bandeira que Filipe Ribeiro recebeu, das mãos do presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro, e da presidente da Associação Portuguesa de Demografia, Maria Filomena Mendes, a primeira edição do Prémio Nacional de Demografia que recebeu o nome de um dos mais importantes demógrafos do país.
Maria Filomena Mendes recordou o “homem invulgar” que foi Mário Leston Bandeira, a forma como se ligava aos seus alunos, a proximidade e ajuda, a inspiração para centenas de jovens ligados à investigação na área da demografia. “Via na demografia as pessoas que estão por detrás dos números, via as pessoas por detrás dos movimentos de migração, dos óbitos e dos nascimentos”, referiu Maria Filomena Mendes.
Já antes Vítor Matos, presidente da Junta de Freguesia de Pampilhosa, havia sublinhado o valor de Mário Leston Bandeira estabelecendo um paralelo com outros nomes, personalidades e profissionais da freguesia que se vão destacando nas mais diversas áreas.
Também Rui Marqueiro enalteceu o trabalho do professor catedrático e felicitou o vencedor do prémio, entregando o cheque de 1000 euros da Câmara Municipal da Mealhada. “Espero que seja um incentivo para que este jovem demógrafo estude formas de contrariar o problema da diminuição de população com que Portugal se irá confrontar num futuro já não tão longínquo”, referiu o autarca.
Filipe Ribeiro agradeceu o prémio e recordou os ensinamentos do professor Mário Leston Bandeira, o primeiro investigador a alertar, através dos seus estudos, para o problema do envelhecimento da população portuguesa.
Mário Leston Bandeira nasceu na Pampilhosa em 1942, formou-se na Universidade de Coimbra em filosofia. Estudou Demografia em Paris e foi docente do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), dedicando-se à investigação e ao ensino, tendo publicado obras de referência e sendo responsável por um mestrado em Demografia e Sociologia da População.