
A Câmara Municipal de Anadia assinalou, na tarde do passado dia 3 de julho, mais um aniversário da sua Biblioteca Municipal, num evento que ficou marcado pela abertura de um novo espaço de leitura ao ar livre e pela atribuição de diversos prémios.
Com a presença de mais de uma centena de convidados, a sessão teve início com a atribuição dos prémios referentes à oitava edição do concurso escolar “Ler & Aprender”, seguindo-se a entrega dos prémios da nona edição do concurso de poesia “Letras da Primavera”, que teve “Anadia, terra de paixões”, como mote. O programa prosseguiu com a distinção dos utilizadores do ano, em diferentes categorias. Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, entregou a Sara Campar, mãe de Gustavo Campar, um cartão de Utilizador Honorário da Biblioteca Municipal de Anadia. Tratou-se de um singelo reconhecimento a este jovem, falecido prematuramente em maio passado, e que foi, desde os quatro anos de idade, um assíduo frequentador da Biblioteca Municipal. Para além disso, foi anunciado que é intenção do Município de Anadia criar, no próximo ano letivo, uma nova categoria no Concurso Escolar “Ler e Aprender – o conto – que terá “O prazer de ler” como tema e que corresponderá, também a um novo prémio, dedicado ao Gustavo.
Na cerimónia houve, ainda, lugar para homenagear Maria José Moura, uma das personalidades mais marcantes no domínio das bibliotecas públicas em Portugal, tendo desempenhado um papel pioneiro e decisivo na criação da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP) em Portugal, da qual foi coordenadora durante vinte anos, e a quem, frequentemente, apelidam de "mãe das bibliotecas públicas portuguesas". Aproveitando o ensejo da sua presença, a Câmara Municipal de Anadia prestou público reconhecimento a Maria José Moura pelo seu contributo inestimável para a concretização da RNBP, projeto que revolucionou o panorama cultural português e que permitiu uma verdadeira democratização no acesso à informação.
Seguiu-se a visita à “Sala de Leitura ao Ar Livre”, um novo espaço funcional que ocupa um dos pátios interiores da biblioteca e que disponibiliza aos seus frequentadores mais 36 lugares sentados. Recorde-se que, apesar de previsto no projeto original da biblioteca, o aproveitamento deste espaço só agora foi feito, ampliando a capacidade de resposta do serviço e alargando o leque de opções dos utilizadores.
A tarde terminou com um espumante de honra, onde se brindou ao nono aniversário e ao sucesso da Biblioteca Municipal de Anadia. A cerimónia contou, ainda, com vários momentos culturais, protagonizados por alunos dos estabelecimentos de ensino do concelho, nomeadamente, Beatriz Silva, da Escola Básica e Secundária de Anadia (EBSA), vencedora do “Anadia’s Junior Talents 2017”, que interpretou um noturno de Chopin, Maria Clara Power e Leonor Cruz, do Colégio Nossa Senhora da Assunção (CNSA), com dança contemporânea, Marta Mota, da Escola Básica de Vilarinho do Bairro, que interpretou o tema “Read all about it”, Francisca Marinho, da EBSA, vencedora vencedora do “Anadia’s Junior Talents 2016”, e, ainda, a performance “Almanizar”, uma dialética entre corpo/alma e máquina/espírito, interpretada por alunos e professores dos Salesianos de Mogofores.
Na cerimónia, a presidente da Câmara Municipal de Anadia dirigiu-se aos presentes, vincando que “a Biblioteca é um espaço de todos e para todos”, deixando um apelo para que os munícipes de Anadia tirem o máximo proveito deste equipamento cultural “que aperfeiçoamos continuamente para que responda cabalmente às vossas necessidades. Usufruam dos espaços e serviços, na certeza de que são a razão da sua existência”. Assegurou ainda que “da nossa parte, podem continuar a contar com o compromisso de fazer sempre mais e melhor”, deixando uma mensagem de esperança e de confiança “na continuidade deste caminho humanista, de aproximação às pessoas, que temos traçado e do qual não tencionamos desviar-nos”.
xa0
PRÉMIOS E DISTINÇÕES:
xa0
Concurso escolar “Ler & Aprender – 8ª edição:
xa0
Categoria “Género Lírico”
- Aurélio Duarte, (menção honrosa – 1º CEB) – Escola EB1 de Aguim,
- Margarida Jesus (1º lugar – 1º CEB) – Escola EB1 de Aguim,
- Inês Duarte, (1º lugar - 2º CEB) – Colégio Nossa Senhora da Assunção (CNSA),
- Inês Silva, (menção honrosa – 3º CEB) – Escola Básica e Secundária de Anadia (EBSA),
- Maria de Carvalho D’Anjo (1º lugar – 3º CEB) – CNSA,
- Maria Figueira (menção honrosa – Ensino Secundário) – CNSA
- Pedro Costa (1º lugar – Ensino Secundário) – EBSA
xa0
Categoria “Género Narrativo”:
- Tiago Rodrigues (Menção honrosa – 1º CEB) – CNSA,
- Rui Bastos (1º lugar – 1º CEB) – CNSA,
- Mafalda Silva (menção honrosa – 2º CEB) – CNSA,
- Inês Neves (1º lugar – 2º CEB) – EBSA,
- Anabela Ayala (menção honrosa – 3º CEB) – CNSA,
- Inês Cerca (1º lugar – 3º CEB) – Salesianos de Mogofores,
- Jacinta Pinheiro (menção honrosa - Ensino Secundário) – Escola Profissional de Anadia,
- Filipa Cerca (1º lugar – Ensino Secundário) – CNSA.
xa0
xa0
Concurso de poesia “Letras da Primavera” – 9ª edição:
1º: Joaquim Armindo, de Mogofores, autor de “Anadiae”,
2º: Manuel Correia, de Anadia, residente em Lisboa, autor de “Minha terra de Anadia”,
3º: Albano Jorge, de Anadia, autor de “O Espumante”.
xa0
Utilizadores do ano
xa0
a) Projeto BiblioSocial:
- Centro Social Maria Auxiliadora de Mogofores;
xa0
b) Projeto BiblioEscola:
- 1º CEB: professora Maria de Lurdes Novo, da EB1 de Vila Nova de Monsarros,
- ensino pré-escolar: educadora Maria da Conceição Simões, do Jardim de Infância de Amoreira da Gândara.
xa0
c) Rota dos Livros:
União das Freguesias de Tamengos, Aguim e Óis do Bairro (que tem o seu ponto da rota instalado na estação dos CTT da Curia).
xa0
d) Utilizadores individuais:
- Adultos:
- João Oliveira, da Póvoa do Pereiro,
- Fernando Gradeço, de Sangalhos,
- António Costa, da Moita;
- Crianças e jovens:
- Eduardo Martins, de Mogofores,
- Francisca Rodrigues, da Póvoa do Pereiro,
- Diogo Semedo, de Anadia.