Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Anadia avança com a revisão da Carta Educativa do Município


tags: Anadia, Carta, Educativa Categorias: Região segunda, 15 abril 2019

Teve inicio no passado dia 11 de abril, na Câmara Municipal de Anadia, o processo de revisão da Carta Educativa do município. Nesta primeira reunião, a empresa responsável pela revisão do documento fez a apresentação dos princípios, objetivos e sugestões para a revisão da Carta Educativa.

“A revisão visa promover o acompanhamento e atualização das dinâmicas ocorridas no sistema educativo e a sua adequação à realidade, de modo a apoiar a conceção de estratégias da política educativa para o município”, esclarece a autarquia anadiense em nota de imprensa.

Segundo recorda a edilidade, o atual documento foi homologado pelo Ministério da Educação em 2008. Em 10 anos muito foi alterado no contexto educativo, nomeadamente, ao nível socioeconómico e socioeducativo e de várias respostas no âmbito da ação social escolar.

Posto isto, a autarquia entendeu como necessária a revisão da Carta Educativa do Município, até para “efeitos do cumprimento de disposições legais e para corrigir a desconformidade verificada entre a atual oferta e a proposta de rede plasmada no documento”.

Em suma, responder “de forma consistente e realista aos desafios e necessidades do desenvolvimento educativo” do concelho é o grande objetivo desta revisão, tal como refere a autarquia anadiense, tendo por princípio que a Carta Educativa visa “a identificação, a nível municipal, dos edifícios e equipamentos educativos, e respetiva localização geográfica, bem como das ofertas educativas da educação pré-escolar, dos ensino básico e secundário da educação escolar, incluindo as suas modalidades especiais de educação, e da educação extraescolar”.

 

Fotografia: Primeira reunião de revisão da Carta Educativa do Município de Anadia