Infraestruturas de Portugal apresentou início de projetos na Pampilhosa
A Infraestruturas de Portugal (IP) esteve no passado dia 27 de julho no Restaurante Pedagógico da EPVL, na Pampilhosa, a apresentar o esboço de projetos já feito para as futuras obras na Linha da Beira Alta e Estação da Pampilhosa.
Os técnicos começaram por explicar que o projeto se articula com os outros já previstos para a Linha da Beira Alta e, neste ponto dos trabalhos, vai ser avançado o estudo prévio, o estudo de impacto ambiental, o projeto de concordância entre a Linha da Beira Alta e a Linha do Norte e o layout da estação da Pampilhosa.
As obras procuram ter um impacto ambiental mínimo, para não interferirem com infraestruturas ou casas existentes e ainda com atividades como a agricultura e florestas. Foi neste ponto que o público pampilhosense presente se exaltou e questionou acerca da linha a ser construída na zona da Feira do Travasso. Os moradores questionaram se a linha não passaria pela zona de casas, no entanto a explicação dos técnicos da IP foi que tal não aconteceria pois iria ser construído um viaduto.
Na estação da Pampilhosa será feito o prolongamento dos cais e estes serão mais altos, para facilitar a entrada nos comboios. Será construída uma nova passagem pedonal superior com elevador para assegurar o acesso a todos. Do lado oposto da vila, no lado do Canedo, a autarquia tem prevista uma proposta e projeto de estacionamento; para complementar a IP tem previsto para aqui uma rampa de acesso.
As vozes do público continuaram a ouvir-se e os técnicos da IP continuaram a tentar sossegar os moradores, explicando que as obras de criação de linha de concordância entre as duas linhas (Beira Alta e do Norte) não terá impacto em nenhuma casa. No entanto explicaram que todo o processo será alvo de um estudo de impacto ambiental e um momento de consulta pública. O objetivo é, também, evitar que o recinto da Feira do Travasso seja alvo de constrangimentos.