Câmara da Mealhada apoia segunda edição do Prémio Mário Leston

Foi aprovado, em reunião do Executivo da Mealhada, a atribuição de subsídio à Associação Portuguesa de Demografia, no valor de 1000 euros, destinado a apoiar a segunda edição do Prémio Nacional de Demografia Dr. Mário Leston, prémio que homenageia Mário Leston Bandeira, professor natural da Pampilhosa, no concelho da Mealhada, apontado como um dos percursores da construção e consolidação da demografia em Portugal e presidente e fundador da Associação.
Mário Leston Bandeira, natural da Pampilhosa, Mealhada, estudou Demografia em Paris. Quando regressou a Portugal, dedicou-se à investigação e ao ensino, tendo publicado obras de referência e sendo responsável por um mestrado em Demografia e Sociologia da População. Foi também responsável pela organização do 1º Congresso Português de Demografia e pela criação da Associação Portuguesa de Demografia, no ano 2000, da qual foi Presidente durante vários mandatos. Enquanto Presidente da Associação Portuguesa de Demografia e Demógrafo, foi responsável pela organização de mais dois Congressos e por inúmeras atividades de promoção, divulgação e afirmação da Ciência Demográfica em Portugal.
No reconhecimento da importância do Professor Mário Leston Bandeira para a Demografia e do seu entusiasmo pelo trabalho de novas gerações de demógrafos, a APD decidiu criar um Prémio Nacional de Demografia com o seu nome, com o objetivo de premiar dissertações de mestrado ou teses doutoramento
A primeira edição do prémio foi entregue na Pampilhosa, no âmbito das comemorações dos 900 anos, e a Associação Portuguesa de Demografia tenciona manter no concelho da Mealhada a entrega formal do prémio, nesta segunda edição.
O vencedor da primeira edição do Prémio foi Filipe Ribeiro, investigador e Professor Convidado da Universidade de Évora, com o trabalho,xa0Statistical analysis and forecasting of cause death data – novel approaches and insights, resultante da sua tese de doutoramento.
O prémio pretende distinguir autores que, recentemente, tenham apresentado e defendido trabalhos académicos no âmbito dos estudos da população, contribuindo assim para a dinamização desta área científica.
xa0