Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Orçamento da CM Mealhada para 2018 aprovado por maioria


Categorias: Região quarta, 20 dezembro 2017

As Grandes Opções do Plano e o Orçamento para 2018 foram aprovados, por maioria, na última reunião do Executivo Municipal do passado dia 18 de dezembro. O orçamento ultrapassa os 19 milhões de euros e contempla diversos investimentos em importantes infraestruturas e equipamentos coletivos, mas não mereceu a aprovação da coligação Juntos pelo Concelho da Mealhada (PSD/CDS/MPT/PPM), que optou por votar contra.

Os documentos previsionais apontam um conjunto de obras significativas que se estenderão por 2019, algumas delas já com financiamento comunitário contratualizado. Na área da cultura, destaca-se a requalificação e valorização da Mata Nacional do Bussaco - Recuperação do Convento de Santa Cruz e das Capelas dos Passos da Via Sacra, no setor da Educação, a requalificação da Escola Secundária da Mealhada e a requalificação dos jardins-de-infância de Casal Comba, Carqueijo e Canedo.

Estão previstos ainda investimentos ligados à agricultura, nomeadamente o regadio tradicional do Luso, Vacariça e Mealhada, regadio tradicional de Santa Cristina, mas também aos serviços básicos à população, com obras como a ETAR da Mealhada, o fecho de redes de saneamento e ligação de sistemas, em alta e baixa, de abastecimento de água e o cadastro das infraestruturas nos sistemas em baixa de abastecimento de água e águas residuais.

A modernização administrativa é também uma prioridade. Uma fatia importante do quadro de investimentos será no âmbito da reabilitação urbana. O Executivo pretende avançar com obras como a requalificação do vazio urbano com o parque de estacionamento, na cidade da Mealhada, a requalificação urbanística do centro histórico da cidade da Mealhada, o Mercado Municipal de Pampilhosa, o Mercado Municipal de Mealhada, a Sala polivalente no Luso, o Parque de estacionamento na vila do Luso, uma grande reparação da piscina municipal de Mealhada, o Bairro Social Póvoa da Mealhada, a remodelação da rede de águas de Casal Comba e os Balneários do campo de futebol municipal do Luso.

Os documentos refletem ainda os investimentos a nível de iniciativas dos setores do desporto, educação e ação social, de que são exemplo os Jogos ANDDI Portugal, o Encontro com a Educação ou o programa de Ocupação dos Tempos Livres “Aventuras de verão”.

Para o presidente da Câmara da Mealhada, Rui Marqueiro, a proposta, de 19.627.653 milhões de euros, é ambiciosa, mas também realista. “É ambiciosa no sentido em que vai o mais longe possível no investimento em projetos estruturantes que permitirão a elevação dos padrões de qualidade de vida da população; é realista porque acautela a sustentabilidade de todo aquele processo, ao estimar um nível de execução de despesa corrente e de capital consentânea com o nível de arrecadação de receita expectável”.