Requalificação do Centro Histórico da Mealhada em discussão

O Centro Histórico da Mealhada será objeto de duas ações de requalificação que ascendem a três milhões de euros, no âmbito de uma candidatura aprovada pelo Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU), do programa 2020. Os anteprojetos foram ratificados e aprovados na reunião de ontem do executivo municipal.
A obra denominada “Requalificação de vazio urbano com parque de estacionamento” vai permitir a ligação entre a Avenida Manuel Lousada, a Rua Branquinho de Carvalho, a Rua das Oliveiras e a Rua 27 de Setembro. Esta intervenção, há muito desejada, vai permitir uma melhoria significativa no tráfego viário e pedonal, bem como criar uma bolsa de estacionamento à superfície, numa faixa de terreno situado a nascente da Linha do Norte e adjacente ao Centro Histórico da Mealhada.
A segunda ação do PARU é a “Requalificação urbanística do centro histórico”, que será feita em duas fases, uma vez que a sua execução poderá implicar o constrangimento rodoviário das vias a serem intervencionadas. A primeira fase abrange as ruas Visconde Valdoeiro e Cerveira Lebre, com a criação de espaços pedonais, zonas de aparcamento e melhoria de acesso ao Centro Escolar da Mealhada. A segunda fase inclui as ruas Capitão Cabral e Dr. Luís Navega, no troço que vai da rotunda do Cineteatro Messias à Estação de Caminhos de Ferro.