Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Município avalia cedência de terreno das “ruínas da Vimieira”


Categorias: Região terça, 23 janeiro 2018

A Câmara Municipal da Mealhada vai auscultar a Associação de Defesa do Património da Vimieira, com vista à cedência do terreno da “Villa Romana da Vimieira”, também conhecida como “Cidade das Areias”, que é propriedade da autarquia.

Na reunião de ontem do executivo municipal, foi aprovado o levantamento topográfico do terreno, onde foram descobertos vestígios arqueológicos de estruturas e artefactos do período romano, entre os séculos I e IV depois de Cristo.

O presidente da Câmara, Rui Marqueiro, avançou que a Associação de Defesa do Património da Vimieira será contactada, a fim de avaliar o interesse em gerir aquele espaço que “causa problemas todos os anos, sendo necessário uma limpeza regular, além de ser pequeno demais para a Câmara tomar conta dele”.

Os vereadores da coligação “Juntos Pelo Concelho da Mealhada” pediram que fosse elaborado “um parecer técnico-científico por parte de uma entidade credenciada, que pudesse avaliar a relevância histórica daquele terreno”, uma vez que não concordam que deixe de ser propriedade da Câmara Municipal.

De acordo com a informação disponível no Portal do Arqueólogo, da Direção Geral do Património Cultural (DGPC), a “Villa Romana da Vimieira” é identificada como um “estabelecimento rural romano com uma ocupação compreendida entre os séculos I e IV d.C”.

No portal da DGPC, pode ler-se ainda que “dentre o material recolhido, há noticia de moedas do séc. II ao séc. IV. Recolheu-se, igualmente, escória, pesos de tear e duas “tegulae” com marca "in planta pedis". Os depositários do espólio das ruínas da Vimieira são a Associação de Defesa do Património daquela povoação e Instituto de Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.