“As escolas de samba da Mealhada são maravilhosas” - Raquel Loureiro

Eleita este ano como Rainha do Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada, é uma cara já bem conhecida do público português e vem oferecer a sua energia aos desfiles carnavalescos de 11 e 13 de fevereiro na Mealhada. Raquel Loureiro, de 41 anos, vive a sua primeira experiência deste género e partilhou a sua expetativa com o Jornal da Mealhada.
xa0
Como se sentiu quando a Associação de Carnaval da Bairrada a convidou para ser a Rainha do Carnaval da Mealhada este ano?
Fiquei feliz, depois de 25 anos a trabalhar em Portugal como artista, é o primeiro convite enquanto Rainha de Carnaval no meu país. Obrigada à Associação de Carnaval da Bairrada pelo convite!
xa0
Em 2016, fez a apresentação do festival de samba da Mealhada, por isso já conhece um pouco do Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada. Qual a expetativa para os desfiles dos dias 11 e 13 de fevereiro?
Tenho a certeza que vamos assistir a um espetáculo de grande beleza, cor, música, alegria e muita energia! As escolas de samba da Mealhada são maravilhosas!
xa0
O que mais aprecia, não só na cidade da Mealhada, mas também na região da Bairrada?
As pessoas são muito simpáticas e acolhedoras, aprecio os meus amigos da Mealhada, Luís, Clarinha, Fernando, um grande beijinho para vocês! Também aprecio a comida, o espumante, o vinho e a tradição.
xa0
Ao longo da sua carreira, trabalhou como modelo, atriz, apresentadora, DJ, empresária… Esta versatilidade continua a fazer parte da sua vida profissional?
Serei sempre versátil e empreendedora. Adoro arte, tenho formação nas áreas de moda, televisão, representação, apresentação, música, marketing e relações públicas. Gosto de aprender, criar, evoluir, gosto de trabalhar e fazer o que gosto. Neste momento, desenvolvo o meu projeto empresarial ligado à área do turismo de luxo e sou DJ em eventos corporativos, sociais e privados.
xa0
Participou no final do ano passado no programa “Biggest Deal” da TVI. Considera que foi uma experiência enriquecedora?
Considero que foi uma experiência pessoalmente enriquecedora, mas também bastante dura e cansativa. Ao contrário da maioria das imagens que passaram na televisão, trabalhei muito neste projeto, dia e noite, os negócios abriam das 11h às 23h, dormia poucas horas, com luzes, microfones e câmaras por todo o lado, fechada dentro de um estúdio, sem acesso a nenhum apoio de amizade e família, sem comunicação nenhuma com o exterior. Fui a única empresária no programa a não receber nenhuma visita do exterior, a experimentar todos os negócios enquanto empresária/funcionária/gerente e a estar dentro do estúdio sem qualquer benefício contratual futuro. A minha motivação eram os diferentes desafios empresariais semanais, as visitas do público que nos ajudava a contribuir, as causas nobres semanais, motivo principal da minha presença naquele formato e o livro que estou a escrever em homenagem ao meu pai, o maestro José Duarte Loureiro.xa0 A nível profissional, nada me trouxe, não houve até agora nenhuma proposta profissional na área artística em Portugal, apenas no estrangeiro.
xa0
Acha que, de alguma forma, a participação neste “reality show” veio renovar a sua imagem junto do público português?
Sempre confiei em mim e nas minhas capacidades pessoais e profissionais, portanto não considero uma renovação de imagem, mas sim uma revelação como ser humano. Fiz questão de me dar verdadeiramente a conhecer sem qualquer “jogo”, porque o público merece toda a minha consideração e acima de tudo, a verdade. Não existe ninguém neste formato de programa, que consiga representar tanto tempo, a não ser que tenha regalias/benefícios ou acordos pré-contratuais. Gostei de me dar a conhecer enquanto pessoa, adorei ajudar quem mais necessita a nível nacional e internacional, gostei de conhecer alguns colegas e de sair totalmente da minha zona de conforto, uma vez que este foi o quarto ou quinto convite para participar num formato de reality show. Quero enviar um obrigado e um abraço a todas as pessoas que me enviaram mensagens de apoio e construíram formas de me apoiar ao longo deste projeto de televisão. Fiquei muito feliz e sensibilizada com tanto afeto e carinho.
xa0
Que mensagem gostaria de deixar, não só aos mealhadenses, mas a todas as pessoas que virão assistir aos corsos carnavalescos?
Sejam muito felizes, vivam a vida com alegria e energia e divirtam-se o mais que puderem neste grande Carnaval Luso Brasileiro da Mealhada! Venham ao nosso Carnaval e façam a festa connosco!
xa0
Perfil
Raquel Loureiro nasceu em Tavira, a 17 de Abril de 1976. Aos 15 anos, foi viver para Lisboa, estudando e trabalhando na área de moda em part-time. Pouco tempo depois, foi descoberta num concurso de beleza, inscrita pelos pais. Iniciou a carreira numa prestigiada agência de modelos, depois de uma formação profissional na escola de modelos “Bryan Macharty”, tornando-se numa supermodelo de sucesso. Estreou-se na televisão como coapresentadora num programa de entretenimento sobre videojogos. Alguns anos depois, surge a representação, tendo trabalhado vários personagens em programas de humor como "Os Malucos do Riso" e "Maré Alta", bem como em séries e telenovelas para todos os canais de televisão portugueses. Foi vocalista da girlsband “Antilook” da editora Sony Music, fez formação profissional como DJ, atuando em vários eventos, e venceu, em 2003, o concurso “Reinado Internacional del Café”, um dos mais importantes certames de beleza da Colômbia. Atualmente vive em Lisboa, é atriz, DJ e empresária, encontrando-se a desenvolver o primeiro conceito de gestão de lifestyle de luxo personalizado em Portugal – “RL Lifestyle”.