Veículo escada dos Bombeiros da Mealhada eficaz na sua estreia

“Na primeira vez que foi utilizado em situação operacional, mostrou-se um meio extremamente eficaz”. O comandante dos Bombeiros Voluntários da Mealhada descreve desta forma a estreia do novo veículo escada da corporação, no combate ao incêndio que destruiu um pavilhão da fábrica de capacetes NEXX, no passado dia 20 de janeiro, em Anadia.
Ao Jornal da Mealhada, Nuno João explica que, naquele caso, “era necessário proteger os pavilhões próximos da fábrica, ao mesmo tempo que se procedia a um combate direto ao fogo, injetando água de um ponto mais alto”. Por isso mesmo, “o veículo escada era o meio ideal para efetuar esse tipo de ação, tanto que também foi enviado para o local o veículo similar dos bombeiros de Aveiro-Velhos”, acrescenta.
Apesar de ter sido utilizado pela primeira vez num incêndio destas dimensões, o veículo escada, batizado carinhosamente de “Anita”, já funcionou em contexto de formação em variados cenários. Esse facto, como realça o comandante Nuno João, “contribuiu para que não houvesse constrangimentos na operação deste meio durante o incêndio da NEXX, pois a equipa estava perfeitamente treinada para o utilizar”.
Com a possibilidade de subir até aos 30 metros de altura, o novo veículo-escada é uma viatura de grande utilidade em meio urbano, é capaz de levar dois homens no “balde”, assim como também é possível colocar uma maca para efetuar o resgate de feridos em edifícios.
O comandante dos Bombeiros da Mealhada destaca que este veículo, “em teoria, alcança todos os edifícios existentes no concelho da Mealhada, é um meio único no município”. Nuno João diz ainda que “este investimento veio substituir um anterior veículo que tinha muitos anos e que só subia até aos 18 metros”.
Foi em julho do ano passado, por ocasião do 90º aniversário da corporação, que a direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Mealhada ofereceu o veículo escada de 30 metros, uma “prenda” no valor de 47 mil euros.
Fotografia: José Moura