
A cidade de Anadia assistiu ontem à vitória da Quinta dos Lombos frente à União Sportiva, na final da nona edição da Taça da Federação em basquetebol feminino, num jogo disputado no Pavilhão de Desportos, no Complexo Desportivo Municipal.
O evento, organizado pela Federação Portuguesa de Basquetebol em parceria com o município de Anadia, decorreu nos dois pavilhões desportivos da cidade, durante o fim de semana, reunindo as oito melhores equipas da primeira volta do Campeonato da Liga Feminina: União Sportiva (1º), GDESSA Barreiro (2º), CAB Madeira (3º), Quinta dos Lombos (4º), Benfica (5º), Boa Viagem (6º), Vagos (7º), e Académico do Porto (8º).
Para chegar à final, a Quinta dos Lombos deixou pelo caminho o Académico FC e o SL Benfica. Por sua vez, a União Sportiva venceu o Vagos e o Boa Viagem. No jogo da final, em que o equilíbrio foi a nota dominante, as jogadoras da linha de Cascais acabaram por ser mais fortes do que as suas congéneres dos Açores, vencendo por uma vantagem de três pontos. Com mais este título conquistado, a Quinta dos Lombos torna-se, assim, a equipa mais titulada da competição, somando quatro troféus.
O vereador da Câmara Municipal de Anadia, Jorge Sampaio, destacou a importância da realização deste tipo de eventos no concelho, referindo que, nos últimos anos, “foram feitos grandes investimentos em infraestruturas desportivas no concelho”. “Tudo isto se insere na candidatura de Anadia a Cidade Europeia do Desporto 2020”, adiantou ainda.
Por outro lado, Jorge Sampaio sublinhou que o concelho de Anadia “tem uma grande tradição e história no basquetebol nacional”, destacando as prestações e conquistas do Anadia FC e do Sangalhos Desporto Clube. Considerou também que estes eventos “servem de incentivo” aos jovens que “podem ver, ao vivo, grandes atletas”.