
Foi uma noite de emoções fortes a que se viveu, ontem à noite, no Cineteatro Messias, na décima segunda edição da Gala Desportiva do Município da Mealhada. Esta homenagem a todos os que se dedicam ao desporto concelhio premiou vencedores de diversas idades e modalidades e distinguiu personalidades que marcaram a vida de clubes e atletas.
Exemplo disso foi a atribuição do “Prémio Visão, Futuro, Excelência” ao presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Fernando Gomes recebeu o galardão das mãos do presidente da Câmara, Rui Marqueiro, seu antigo colega de faculdade. O presidente da FPF disse ser “uma honra receber este prémio”, mas realçou que, na verdade, “o prémio é da Federação, a toda a estrutura, pelo que tem conquistado nos últimos anos”.
Fernando Gomes destacou ainda o papel de responsabilidade social que a FPF tem assumido nos últimos tempos, de que são exemplo as receitas obtidas em jogos da Seleção Nacional para ajudar as vítimas da vaga de incêndios do ano passado. “Temos agora uma responsabilidade acrescida, por isso, a FPF quer continuar a dizer “presente” nesta luta de solidariedade para aqueles que mais precisam”.
Outro dos pontos altos da cerimónia foi a entrega do prémio especial do júri, a título póstumo, a Orlando Baptista, fundador e sócio número 1 do Grupo Desportivo da Mealhada, falecido há cerca de um mês. Uma distinção pelo trabalho e dedicação em prol do clube, recebida pelo seu neto Marco Breda, que agradeceu à Câmara Municipal e ao júri “por terem lembrado o meu avô, uma pessoa interessada e com um grande amor pelo clube”. “Se ele estivesse presente, este seria um momento de grande emoção. Esteja onde estiver, vai estar feliz com certeza”, acrescentou.
“Desfile” de premiados no Cineteatro Messias
A cerimónia de prémios do desporto da Mealhada começou pela entrega do “Prémio Carreira” a Beatriz Branquinho Gomes, atleta olímpica de canoagem. Um galardão que “é um prémio de memórias, pois ser distinguida na Mealhada é especial, por ser a terra dos meus avós, é bom poder partilhar este prémio convosco”.
Seguiu-se a categoria de Revelação do Ano, cuja vencedora foi Mafalda Silva, atleta de 11 anos da secção de Patinagem Artística do Hóquei Clube da Mealhada (HCM), que disse “ter curtido o prémio”.
Na categoria de Equipa do Ano, foram os iniciados do Clube Desportivo Luso que arrebataram o prémio. O treinador da equipa, Jody Duarte, assumiu que este prémio “foi fruto de muito trabalho e determinação, objetivo a objetivo, com 22 miúdos fantásticos, unidos, uma formação brilhante”. “Agradeço a todos os pais, aos diretores e à Câmara Municipal”, acrescentou.
Emídio Alves, do Centro Recreativo da Antes, foi o premiado deste ano na categoria de Dirigente do Ano, tendo agradecido à Câmara Municipal, mas realçou que “este prémio é para o clube”.
O Treinador do Ano, ou, neste caso, treinadora, foi Inês Almeida, da secção de patinagem artística do HCM. “Queria agradecer à Câmara Municipal e ao HCM, mas principalmente dedicar este prémio às atletas, que refletem o trabalho e dedicação envolvidos nestes quatro anos à frente do comando técnico”.
De seguida, foi entregue o prémio de Atleta do Ano a Eduardo Gomes Fernandes, nadador do HCM, que não pôde estar presente por estar a integrar um estágio da Seleção Nacional. Foi o treinador e pai, José Eduardo Fernandes, que recebeu o galardão em palco e agradeceu “à Câmara, à Caixa de Crédito Agrícola, ao Hotel do Luso, à Certoma, ao restaurante Castiço por este prémio. O Eduardo já esteve nomeado seis vezes nesta categoria. Finalmente, ganhou”.
Por fim, houve ainda lugar à atribuição do prémio para Associação do Ano ao Clube Desportivo Luso que, nas palavras do presidente Paulo Bernardes, foi dedicado “a todos os atletas e treinadores, assim como aos pais e sócios”. “Agradeço também à Câmara Municipal e ao júri pelo prémio, e em especial à direção do clube pelo trabalho incansável”.
Desafio para a inclusão de novas modalidades
A porta-voz do júri da Gala Desportiva, Joana Balau, lançou ontem um desafio à Câmara Municipal: incluir novas modalidades desportivas no concelho. “É preciso incentivar a criação de novas modalidades que possam atrair mais jovens para a prática do desporto. Temos de retirar os miúdos da frente dos computadores e trazê-los para a rua”. “Claro que o hóquei, a natação ou o futebol continuam a ser importantes, mas gostaríamos de ver outros desportos a serem praticados no concelho”, acrescentou.
Durante a cerimónia, foram também anunciadas outras distinções de nomeação direta por parte do júri. O Prémio Incentivo foi partilhado pela secção de Ballet do HCM e pelo Luso Ténis Clube. O Prémio Dedicação foi entregue ao presidente do Sport Clube Carqueijo, Alcides Pereira. E o Prémio Alto Prestígio distinguiu a Associação de Natação Centro Norte de Portugal, cujo galardão foi recebido pelo presidente Manuel Pereira.
Além destas categorias, foram entregues 26 prémios individuais e coletivos de Mérito Desportivo, a fim de prestigiar todos os que, em 2017, obtiveram resultados relevantes ou que participaram em seleções nacionais. O público presente na gala teve também a oportunidade de disfrutar das atuações do Coimbra Gospel Choir e do Ballet do HCM, assim como dos truques de magia do Zé Mágico.
xa0
Lista dos vencedores da 12ª Gala Desportiva do Município da Mealhada:
Prémio Carreira - Beatriz Branquinho Gomes (Canoagem)
Revelação do Ano - Mafalda Silva (Patinagem Artística - HCM)
Equipa do Ano - Iniciados do Clube Desportivo Luso
Dirigente do Ano - Emídio Alves (Centro Recreativo de Antes)
Treinador do Ano - Inês Almeida (Patinagem Artística - HCM)
Atleta do Ano - Eduardo Gomes Fernandes (Natação – HCM)
Associação do Ano – Clube Desportivo Luso
Prémio Visão, Futuro, Excelência - Fernando Gomes (Presidente da FPF)
Prémio Incentivo - Ballet do HCM & Luso Ténis Clube
Prémio Dedicação - Alcides Pereira (Sport Clube Carqueijo)
Prémio Especial do Júri - Orlando Batista (Grupo Desportivo da Mealhada)
Prémio Alto Prestígio - Associação de Natação Centro Norte de Portugal
Prémio Mérito Desportivo - João Pereira, Rui Goulão, Dinis Moreira, Manuel Maria, Paulo Yuldashev, Dinis Abreu, Tiago Ferraz, Manuel Coimbra, Ricardo Ferreira, Juvenis Femininos - Andebol Casa Povo Vacariça, Juvenis Masculinos - Hóquei Clube da Mealhada, Gabriela Dias, João Rodrigues, DCI/CCDRP Mealhada, João Gabriel Ferreira, Adriano Almeida, João Duarte, Gil Ferreira, David Emanuel Oliveira Tomé, Beatriz Ferreira Gaspar, Eduardo Gabriel Vieira, Eduardo Gomes Fernandes, Diogo Vital, Vasco Bica, Tiago Madureira, Manuel Lino Costa