20º Ciclo de Teatro Amador arranca este sábado em Cantanhede

No próximo sábado, dia 3 de fevereiro, o auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede irá receber a sessão de abertura do 20º Ciclo de Teatro Amador do concelho, a partir das 16h.
A convidada de honra será a atriz Maria Rueff, que dará testemunho da sua atividade artística, no âmbito de um encontro entre os membros dos dezassete grupos cénicos envolvidos no evento.
O Ciclo de Teatro Amador do Concelho de Cantanhede é promovido pela Câmara Municipal para fomentar a revitalização da produção teatral nas comunidades locais, estimulando as associações a desenvolverem atividade nesta área através de um apoio específico para o efeito.
A edição de 2018, a vigésima, será a maior de sempre, quer quanto às entidades associativas envolvidas, quer no que diz respeito ao número de participantes, um total de mais de 360, entre atores e outros elementos que asseguram diversas tarefas inerentes à produção, encenação e montagem dos espetáculos.
Durante cerca de dois meses, todos os fins-de-semana haverá a apresentação de, pelo menos, uma peça de teatro numa das onze freguesias onde desenvolvem intervenção cultural as coletividades que vão dar corpo ao Ciclo de Teatro, sendo que, em algumas datas, estão previstas representações simultâneas em diferentes locais.
A iniciativa assenta num modelo de organização em que cada grupo de teatro produz e leva a cena um espetáculo na comunidade onde está sedeado para depois o apresentar numa das localidades de outras associações intervenientes.
Para fazer face aos custos da preparação, montagem e representação das peças, a Câmara Municipal atribui a cada grupo um subsídio pecuniário, assegurando ainda o pagamento de outras despesas, designadamente as que têm a ver com a divulgação dos espetáculos e apoio logísticos aos grupos.
Depois da sessão de abertura com a participação de Maria Rueff, o Ciclo de Teatro Amador do Concelho de Cantanhede começa na Sede do Clube União Vilanovense, em Vila Nova de Outil, onde o grupo cénico desta associação subirá ao palco às 21h30 para apresentar “Hotel Modelo”, uma comédia sobre um empreendimento hoteleiro gerido por um surdo e um meio cego com a colaboração de um criado que de servir sabe pouco. É neste contexto propício a equívocos que um amor proibido enfrenta desafios inesperados.
xa0
Grupos intervenientes no XX Ciclo de Teatro Amador do Concelho de Cantanhede:
- Grupo de Teatro Experimental “A Fonte” – Murtede;
- Grupo de Teatro, Arte e Cultura da Associação Musical da Pocariça;
- Grupo de Teatro “Renascer” do Centro Social de Recreio e Cultura da Sanguinheira;
- Cordinha d’Água Teatro do Rancho Folclórico “Os Lavradores” de Cordinhã;
- Grupo Cénico do Centro Social e Polivalente de Ourentã;
- GATT - Grupo de Teatro Amador da Tocha;
- Grupo de Teatro Amador da União Recreativa de Cadima;
- Grupo de Teatro S. Pedro – Cantanhede;
- Grupo de Teatro da ACDC – Associação Cultural e Desportiva do Casal;
- Grupo de Teatro da Associação do Grupo Musical das Franciscas;
- Novo Rumo – Grupo de Teatro de Amadores de Ançã;
- Pequenas Vozes de Febres;
- Grupo de Teatro “As Fontes do Zambujal”;
- Grupo de Teatro Musical da Filarmónica de Covões;
- O Cénico dos “Esticadinhos” de Cantanhede;
- Grupo Cénico do Clube União Vilanovense;
- Grupo de Teatro do Pedra Rija de Portunhos.