Penacova apresenta Festival da Lampreia em plena época alta da iguaria
Foi hoje apresentado oficialmente o Festival da Lampreia 2018, que decorrerá nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro. Durante os três dias do festival, que comemora vinte anos de existência, os apreciadores poderão degustar Arroz de Lampreia à Moda de Penacova a um preço mais baixo do que o praticado durante a época e, igualmente, deliciar-se com a doçaria conventual (pastéis de Lorvão ou nevadas de Penacova) oferecidas durante o festival pelo Município de Penacova.
A apresentação do Festival da Lampreia decorreu na Pérgola Raúl Lino, espaço que não foi escolhido ao acaso, visto este ano comemorar 100 anos de existência e ter um especial destaque na agenda cultural que o município irá desenvolver durante o ano.
O presidente da Câmara Municipal, Humberto Oliveira, apresentou um plano estruturado para receber turistas, alargando o convite aos apreciadores de lampreia para além daquele fim-de-semana e garantindo que “a época da lampreia vai até final de abril, mas que esta é a época alta já que as lampreias do Mondego atingiram o estado de maturação necessário para uma confeção de qualidade desta deliciosa iguaria”.
Boa Viagem (Porto da Raiva), Côta d’Azenha (Azenha do Rio), Leitão do Aires (Espinheira), O Cantinho (Penacova), O Casimiro (Silveirinho), O Cortiço (Cavadinha), O Mondego (Porto da Raiva), O Relvão (S. Pedro de Alva), Panorâmico (Penacova), Portas da Serra (Espinheira), Piscinas Restaurante Bar (Penacova) e Quinta da Conchada (Travanca do Mondego), são os doze restaurantes que este ano aderem ao festival. Este ano, o certame volta a contar com um parceiro estratégico, a Quinta da Mata Fidalga, cujos vinhos estarão à mesa dos restaurantes aderentes.
Durante a conferência de imprensa, Humberto Oliveira sublinhou a qualidade da lampreia que é servida nos restaurantes do concelho, qualidade essa que se deve, como explicou, à experiência e ao saber acumulado ao longo de muitos anos quer na sua preparação, quer na sua confeção.