Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Descarrilamento de comboio obriga a circulação alternada na Linha do Norte


Categorias: Região quinta, 22 fevereiro 2018

O descarrilamento de um vagão de mercadorias na Linha do Norte, junto à passagem de nível de Marmeleira, entre as estações de Pampilhosa e Souselas, tem estado a condicionar a circulação ferroviária naquela zona.

O acidente aconteceu pelas 11h30 de hoje, quando um dos vagões de um comboio de mercadorias descarrilou. O comboio seguia no sentido Norte-Sul e não transportava mercadoria à hora do acidente. Não se verificou qualquer ferido na sequência do descarrilamento, apenas danos materiais no vagão e naquele troço da ferrovia, cuja dimensão está ainda por apurar.

A circulação ferroviária tem estado a ser feita de forma alternada, apenas numa das linhas, enquanto decorrem os trabalhos de remoção do vagão e de estabilização dos carris. Os comboios têm estado a passar naquele local com uma velocidade muito limitada.

Tudo indica que o acidente se deveu ao mau estado da linha naquele local, de acordo com um dos técnicos que se encontrava envolvido na operação. Foi possível apurar que, de facto, algumas tábuas que compõem a passagem de nível se encontram degradadas e instáveis. Recorde-se que a Linha do Norte tem vindo a sofrer obras de requalificação por parte da Infraestruturas de Portugal.

Prevê-se que a circulação de comboios se volte a realizar em ambas as vias durante o dia de hoje, estando ainda a decorrer a operação de remoção do vagão descarrilado.