Limpeza das florestas obriga Câmara da Mealhada a revisão orçamental

A Câmara Municipal da Mealhada aprovou, por unanimidade, uma revisão do orçamento para 2018, tendo em vista um reforço financeiro e de recursos para fazer face à empreitada de limpeza das florestas do concelho, prevista na nova lei de Defesa da Floresta Contra Incêndios.
A autarquia está, neste momento, em processo de recrutamento para a constituição de uma equipa de cinco sapadores florestais e, por isso, precisou de adicionar uma despesa de cerca de 30 mil euros ao orçamento para 2018. A Câmara da Mealhada aguarda ainda a assinatura de um protocolo com o Governo, para março ou abril, para a concessão de apoio financeiro a esta mesma equipa de sapadores.
Além desta alteração, a revisão orçamental do município teve ainda como objetivo alocar uma verba de 861 mil euros para aplicar na limpeza e gestão de combustível de terrenos no concelho. “Um gasto brutal”, na opinião do presidente da Câmara, Rui Marqueiro, que se deve ao facto das câmaras municipais estarem obrigadas, de acordo com a nova lei, a limpar terrenos privados após o dia 15 de março, data limite para os proprietários procederem à limpeza dos mesmos.
Rui Marqueiro destacou “a dificuldade tremenda para contratar empresas para o corte de pinheiros e eucaliptos”, numa altura em que as solicitações para este tipo de serviço dispararam, assim como os valores pedidos pelas empresas, devido à entrada em vigor do Sistema Nacional de Defesa Contra Incêndios Florestais. O edil afirmou que “o concelho da Mealhada possui cerca de 350 hectares de floresta, o equivalente a três Matas do Bussaco, uma área de grande dimensão que será praticamente impossível de limpar num espaço de tempo tão curto”.
Rui Marqueiro confirmou que o Gabinete Técnico Florestal do município “tem recebido muitas questões de proprietários interessados em esclarecer o que devem e como devem limpar os seus terrenos”, adiantando que “estão a decorrer também sessões de esclarecimento sobre limpeza florestal em todas as freguesias do concelho”, uma ação levada a cabo pelo Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente da GNR de Anadia, em conjunto com a Câmara Municipal da Mealhada.