Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

“The Dire Straits Experience” e “Hits do Pop Rock Português” na EXPOFACIC


Categorias: Região quarta, 07 março 2018

Uma viagem à música dos anos 80 e 90 é o que propõe o cartaz da EXPOFACIC para 28 de julho no palco principal do evento. Depois da confirmação de James Arthur (4 de agosto) e Waterboys (31 de julho), o parque Expo-Desportivo de Cantanhede receberá a sonoridade inconfundível da banda “The Dire Straits Experience”, assim como o desfile de alguns dos mais marcantes cantores da “geração de ouro” do pop/rock português, como Miguel Ângelo, Xana, Viviane, Lena d’Água, Ana Deus, Rui Pregal da Cunha e Luís Portugal, a que se juntam também Ana Bacalhau e Samuel Úria.

“The Dire Straits Experience” é uma banda constituída por Chris White e Chris Whitten, antigos membros da formação original encabeçada por Mark Knopfler, que se apresentam acompanhados por quatro músicos com amplo currículo no suporte a artistas como Paul McCartney, Joe Cocker, Ray Charles, David Bowie, Tina Turner, Rod Stewart, Van Morrison ou David Gilmour.

Mais de 20 anos depois da dissolução dos Dire Straits, a reputação da banda cresceu com o tempo e as vendas recordes de mais de 120 milhões de álbuns continuam a aumentar à medida que novas legiões de fãs descobrem a sua música. Foi a crescente procura das músicas tocadas ao vivo que esteve na origem da fundação dos “The Dire Straits Experience”. “É fantástico proporcionar o som dos Dire Straits a tanta gente jovem que continua a entusiasmar-se com a sua música”, afirma o mentor do projeto, Chris White.

O palco principal da Expofacic vai também ser invadido pelo ambiente revivalista da música pop/rock portuguesa das décadas de 80 e 90, com alguns dos maiores cantores dessa época a interpretarem dezenas de canções que estão bem vivas na memória de várias gerações. Temas dos Já’Fumega, Lena d’Água, Táxi, Heróis do Mar, que dominaram os tops no início de 80, passando pelos Xutos & Pontapés, Rádio Macau, Sétima Legião, GNR, até aos Sitiados, Delfins, Entre Aspas e Três Tristes Tigres dão garantias de um espetáculo de “Super Hits 80/90”.

Miguel Ângelo, Xana, Viviane, Lena d’Água, Ana Deus, Rui Pregal da Cunha e Luís Portugal, Ana Bacalhau e Samuel Úria são acompanhados por uma superbanda constituída por alguns dos melhores músicos nacionais, que se vai desdobrando ao longo do espetáculo entre o quarteto rock tradicional e a orquestra ligeira, conferindo assim uma grande dinâmica ao concerto.

Outro ponto alto da noite de 28 de julho será logo na abertura, quando subirem ao palco principal Nuno Markl e Vasco Palmeirim para apresentar o seu “Top Genius”, no período dedicado à “stand up comedy”. Irreverência mordaz e boa disposição num espetáculo que promete não deixar ninguém indiferente.