Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

“Bolo-rei de leitão” vence Concurso Municipal de Ideias de Negócio


Categorias: Região quinta, 08 março 2018

O projeto de três alunas da Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL) venceu, ontem, o Concurso Municipal de Ideias de Negócio com uma saborosa e inovadora proposta ao nível da gastronomia: um bolo-rei de leitão.

“A nossa ideia de negócio é promover a região da Bairrada num jogo de sabores intensos entre o tradicional bolo rei e o improvável leitão, produto endógeno da Bairrada. Apresentamos um produto de excelência nunca antes visto: o nosso delicioso bolo-rei com carne e molho de leitão”, esta foi a apresentação do grupo de estudantes da EPVL que acabou por merecer a preferência do júri.

Este é o projeto que irá representar a Mealhada na final intermunicipal que vai decorrer, dia 25 de março, em Oliveira do Hospital. Das 19 candidaturas apresentadas na categoria de ensino secundário e profissional, foram escolhidas 10 com ideias diversificadas, desde a gastronomia a projetos nas áreas das artes e indústria criativa ou tecnologia, com desenvolvimento de “apps”.

O júri, composto pelo vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Guilherme Duarte, pelo presidente da Associação Comercial e Industrial da Bairrada e Aguieira, Carlos Pinheiro, e por Filipe Tomás, um jovem empresário do concelho, avaliou cada um dos projetos segundo cinco critérios: o grau de inovação, a exequibilidade da ideia, a qualidade da apresentação, a estruturação e maturação da ideia e impacto do projeto para a região.

Além da EPVL, esta quinta edição do Concurso Municipal de Ideias de Negócio, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra ao abrigo do programa “Educação Empreendedora nas Escolas”, contou com o envolvimento de outras três escolas do município: Secundária da Mealhada e Escolas Básicas n.º 2 da Mealhada e da Pampilhosa, abrangendo cerca de 150 alunos.

Pela primeira vez, houve um projeto do segundo ciclo, denominado “Bacer”, da EB2 da Pampilhosa (turma 6ºA), que representará o município, na final da sua categoria, dia 26 de maio, na 2ª Expo Empresas Júnior, em Condeixa-a-Nova. A proposta inspira-se nas indústrias típicas da região nos séculos XIX e XX para criar utensílios cerâmicos, como por exemplo bases para copos.

O projeto vencedor do 3º ciclo, “Alquimia com sabores da Bairrada”, da EB2 da Pampilhosa (turma 9ºC), foi o escolhido para participar também na Expo Empresas Júnior. Trata-se de uma ideia que preconiza a produção e venda de kits de gastronomia molecular inspirados na cozinha regional.

Guilherme Duarte, vice-presidente da Câmara da Mealhada, abriu o concurso com palavras de incentivo aos jovens e de agradecimento a todos os envolvidos, sublinhando que, destas iniciativas, “poderão nascer ideias de negócio que possam, no futuro, influenciar positivamente a economia regional e até nacional”. Todos os participantes receberam prémios de participação do Município, nomeadamente entradas na Piscina do Luso e no Cineteatro Messias.