Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Transportes Pascoal distribui mil árvores pela população de Barcouço


Categorias: Região segunda, 19 março 2018

A empresa Transportes Pascoal vai distribuir mil árvores, na próxima quarta-feira, dia 21 de março (Dia Mundial da Árvore), às populações atingidas pelos incêndios que consumiram uma grande área de floresta, em 2017, na freguesia de Barcouço.

A iniciativa, que a empresa de Santa Luzia designou de “um presente de todos nós para o planeta” e que representa um investimento total de 7500 euros, irá começar, às 10 horas, no Parque Adriano J. Barata Martins, em Barcouço, com a plantação de árvores pelas crianças do Jardim de Infância Drª Odete Isabel. Meia hora depois, será feita uma plantação simbólica no jardim público de Barcouço, seguindo-se a distribuição de árvores à população inscrita.

Às 14 horas, haverá uma atividade escolar, no Parque Adriano J. Barata Martins, no âmbito da “Rota pela Floresta”. Às 14h30, no mesmo local, a empresa Transportes Pascoal continuará a distribuir árvores à população.

As árvores autóctones que a Transportes Pascoal irá oferecer (pinheiros mansos, freixos, carvalhos alvarinhos, sobreiros, medronheiros, teixos, ulmeiros e amieiros) e que visam reabilitar as zonas de floresta dizimadas pelas chamas, são provenientes dos viveiros da Fundação Mata do Bussaco, o que significa que são todas elas certificadas, ostentando o selo FSC (gestão florestal ambientalmente adequada, socialmente benéfica e economicamente viável).

“Saber que estamos a ajudar quem precisa, que estamos a contribuir para melhorar o Planeta, a Natureza, o meio ambiente e em particular a freguesia e o concelho onde temos a nossa empresa sediada é algo que nos enche de satisfação, é um orgulho para nós, é um sentimento de dever cumprido”, afirma o sócio-gerente da Transportes Pascoal.

José Pascoal explica que, com esta iniciativa, está a materializar na prática a filosofia de gestão e de boas práticas ambientais defendida pela sua empresa e pelos seus próprios gestores. “Vimos a nossa floresta ardida – só na freguesia de Barcouço as chamas consumiram uma área de 822 hectares – e entendemos que não podíamos permanecer indiferentes a este flagelo”, afirma.

O responsável pela empresa de transportes acrescenta que se decidiu “trocar as habituais prendas de Natal por árvores no contexto de uma ação que apelidámos de ‘Neste Natal vamos plantar o futuro!’. E, com o apoio do presidente da Junta de Freguesia local, João Cidra Duarte, unimos esforços e avançámos para a compra das árvores à Fundação Mata do Bussaco, ajudando também, deste modo, a própria reabilitação da Mata Nacional do Bussaco, que é candidata a Património Mundial da UNESCO”.