Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Pavilhão e Lago do Luso interditados após abertura de “cratera”


Categorias: Região quinta, 05 abril 2018

A abertura de uma “cratera”, com cerca de dez metros de profundidade, junto ao Pavilhão Municipal do Luso, levou a Câmara Municipal da Mealhada a interditar o acesso ao edifício e ao perímetro pedonal do Lago do Luso. As medidas tomadas são de caráter preventivo e para facilitar os trabalhos na área, uma vez que a estrutura do pavilhão se encontra fora de perigo.

As fortes chuvas na madrugada de ontem, dia 4 de abril, provocaram o abatimento de terras no lado sul do pavilhão, perto do Lago do Luso, originando um enorme buraco, com uma profundidade de cerca de dez metros, mas que poderá ir até aos vinte, pois a abertura no solo estende-se por debaixo da estrutura de betão do edifício.

De acordo com Arminda Martins, vereadora com o pelouro da manutenção de edifícios municipais, “a estrutura do pavilhão não se encontra em risco, de acordo com a avaliação feita pelos técnicos da empresa que construiu o edifício. No entanto, decidimos suspender todas as atividades no edifício e interditar a zona envolvente ao lago, de forma a facilitar os trabalhos de remoção de terras e garantir a segurança naquele espaço”.

Segundo a responsável da autarquia, “existe uma rede de galerias subterrâneas, a vários metros de profundidade, que são atravessadas por cursos de água. Neste caso, uma das abóbadas que sustentava as terras neste local abateu, devido à humidade acumulada no solo, e abriu esta cratera”.

Também junto ao pavilhão, existe um muro, que se encontrava soterrado, e que pertencia ao antigo campo de futebol, que está a permitir o suporte das terras. Os técnicos da câmara irão tentar aceder à galeria, entre o muro e o pavilhão, para avaliar em concreto a extensão da cratera que se abriu no local.

Arminda Martins explicou ainda que foi necessário escoar parcialmente o Lago do Luso, “para diminuir a pressão sobre o terreno”, também como medida preventiva.

De acordo com um comunicado emitido ontem, a Câmara da Mealhada tomou a decisão de “suspender todas as atividades no referido pavilhão e convidou as seleções da Suíça e de Portugal (de andebol) a transferirem os seus treinos para o Pavilhão de Ventosa do Bairro”. As duas equipas encontravam-se em estágio no Luso, a treinar para o jogo particular que irão disputar amanhã, dia 6 de abril, em Coimbra.

Para já, não está previsto qualquer prazo para a conclusão dos trabalhos de estabilização do terreno, sendo que a área envolvente ao Pavilhão e ao Lago do Luso estará interdita ao público por tempo indeterminado.