Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Câmara de Cantanhede acolhe sessão de esclarecimento sobre reabilitação urbana


Categorias: Região quinta, 05 abril 2018

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) vai realizar na Câmara Municipal de Cantanhede, no próximo dia 10 de abril, uma sessão de esclarecimento sobre os procedimentos a adotar nas candidaturas ao Instrumento Financeiro de Reabilitação e Revitalização Urbanas – IFRRU 2020, no âmbito do qual está contemplada a concessão de financiamento em condições vantajosas para operações de reabilitação urbana incidentes nas Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) delimitadas pelos municípios.

Aberta à participação de todos os potenciais interessados, a sessão decorrerá no salão nobre dos Paços do Concelho, pelas 10 horas, tendo como principal objetivo estimular os proprietários de prédios inseridos na ARU de Cantanhede a apresentarem candidaturas para tirarem partido dos benefícios inerentes ao referido instrumento financeiro. Por outro lado, pretende-se também promover a aproximação dos utentes à cidade e aos seus processos de transformação, sensibilizar para o tema da reabilitação, atrair e informar novos públicos e potenciais agentes da reabilitação.

Nesse sentido, para além dos esclarecimentos sobre o IFRRU 2020, serão abordados outros temas relacionados com o assunto, incluindo o enquadramento dos conceitos de reabilitação urbana e da delimitação da ARU de Cantanhede, a estratégia adotada pela Câmara Municipal no que concerne ao regime de Reabilitação Urbana, bem como os aspetos mais relevantes do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) e do Programa Estratégico de Reabilitação Urbana (PERU).

O programa da sessão é o seguinte:

10h00 - Nota de abertura, pela Presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio;

10h10 - Enquadramento dos conceitos de reabilitação urbana e da delimitação da ARU de Cantanhede, pela Chefe da Divisão de Urbanismo e Reabilitação Urbana, Isabel Matos;

10h30 - Apresentação da estratégia adotada pelo Município de Cantanhede, no que concerne ao regime de reabilitação urbana, pelo Diretor do Departamento de Obras e Urbanismo, António Coelho de Abreu:

xa0xa0xa0xa0xa0xa0xa0xa0xa0xa0 xa0xa0xa0xa0xa0xa0xa0xa0xa0xa0xa0xa0- O PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano;

xa0xa0xa0xa0xa0xa0xa0xa0xa0xa0xa0xa0xa0xa0xa0xa0xa0xa0xa0xa0xa0xa0 - O PERU – Programa Estratégico de Reabilitação Urbana.

11h00 – Financiamento do IFRRU 2020, pelo IHRU – Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana;

12h00 – Partilha de experiência de um munícipe relativamente ao seu processo;

12h15 – Debate e esclarecimento de dúvidas.