Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Fafá de Belém, Diogo Piçarra e Cuca Roseta completam cartaz da FESTAME 2018


Categorias: Região segunda, 07 maio 2018

Fafá de Belém, Diogo Piçarra e Cuca Roseta são os mais recentes artistas anunciados para o cartaz da FESTAME, a Feira do Município da Mealhada, que irá decorrer, entre 8 e 16 de junho, no Complexo Desportivo da Mealhada. Serão nove dias de festa com novas áreas, como a street food, uma fun zone dedicada ao Mundial de Futebol, com reforço da área infantil e um terceiro palco com karaoke e dj a finalizar todas as noites do certame.

Se em 2017 a FESTAME deu um salto qualitativo ao optar por incluir no cartaz uma banda internacional – Gene Loves Jezebel -, nesta edição o cartaz inclui artistas de três continentes: Fafá de Belém, que vem do Brasil para atuar numa terra profundamente ligada àquele país; Matias Damásio, que vem de Angola para encerrar o cartaz de animação da feira com os sons africanos; Diogo Piçarra, Paulo Sousa, be-dom, Pama, Átoa, Rui Drumond, Rouxinol Faduncho e Cuca Roseta, que irão representar a melhor música portuguesa da atualidade.

A FESTAME terá ainda uma Gala das Escolíadas, uma produção que envolverá mais de mil jovens dos distritos de Aveiro, Coimbra e Viseu. Noutro dia do certame, o palco principal será dado aos novos valores da música portuguesa, com um concurso de bandas, cujo primeiro prémio é a gravação de um disco, a pós-graduação em Gestão nas Indústrias da Música e quinhentos euros (em dinheiro).

Nesta edição de 2018 mantêm-se os nove dias de festa, mas há diversas novidades relativamente aos anos anteriores. O recinto - junto ao Complexo Desportivo da Mealhada – foi reestruturado de forma a criar uma área de street food e terá também uma fun zone que transmitirá os jogos do Campeonato Mundial de Futebol, que se inicia a 14 de junho e inclui o jogo estreia de Portugal, dia 15 de junho, num ambiente de festa criado pela Sagres (cerveja oficial). No final da FESTAME, a fun zone passará para o jardim frente à Câmara Municipal da Mealhada até ao final da competição.

A área infantil da FESTAME será reforçada, com diferentes propostas para as crianças, e haverá ainda um terceiro palco, junto à street food, dedicado ao karaoke. O palco 2, como habitualmente, está reservado para as coletividades e grupos do concelho, com propostas tão diversificadas como o folclore, os coros, filarmónicas ou escolas de samba.

Com todas estas propostas, a comissão organizadora da Festame acredita estarem criadas condições para garantir uma maior atratividade ao recinto e potenciar as visitas aos setores de exposição comercial, industrial, agrícola, automóvel, à área de artesanato e à de gastronomia local, a cargo das instituições particulares de solidariedade social do município, que totalizam mais de uma centena de espaços.

Como habitualmente, o acesso ao recinto e aos espetáculos será gratuito. A Câmara Municipal da Mealhada mantém este aspeto diferenciador das restantes feiras/festas da região, procurando que estes dias, além de potenciarem a economia local, sejam de encontro e de festa dos mealhadenses e dos milhares de pessoas que se deslocarão à Mealhada para assistir aos seus grupos preferidos.

Para garantir a qualidade da feira, a autarquia conseguiu estabelecer importantes parcerias quer com empresas locais, quer com empresas nacionais. A Sagres e a Água de Luso assumem o papel de patrocinadores principais, juntamente com o restaurante Rei dos Leitões, o Grande Hotel do Luso, o stand de automóveis Auto Macedo, o banco Santander e a gráfica Galé.

Na conferência de imprensa de apresentação do programa, realizada esta tarde, Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada, sublinhou o “equilíbrio do programa” e deixou o convite para uma visita ao espaço, “seja para assistir aos espetáculos ou apenas para saborear uma sande de leitão acompanhada de uma taça de bom espumante”. “Temos bons pretextos para que as pessoas visitem a feira e possibilitem bons negócios aos expositores”, referiu.