Anadienses apoiam candidatura a Cidade Europeia do Desporto em 2020
A população de Anadia, e não só, correspondeu com entusiasmo ao apelo da Câmara Municipal de Anadia para estar presente no “Manifesto de Apoio” à Candidatura de Anadia a Cidade Europeia do Desporto em 2020, um evento promovido pela autarquia na manhã do passado dia 6 de maio.
O evento contou com a presença de alguns dos grandes nomes do desporto nacional, nomeadamente Aurora Cunha (atletismo), João Rôlo (motociclismo), Orlando Simões, João Janeiro e Ana Catarina Neves (basquetebol), Inês Spínola e Rui Rodrigues (rugby), Simão Neves (squash), e Sandra Semedo (paraciclismo), que integram, simultaneamente, o grupo de embaixadores desta candidatura.
O “Manifesto de Apoio” mobilizou pessoas de todas as idades, muitas delas ligadas a associações socioculturais e desportivas do concelho, que participaram nas diversas atividades do programa. A concentração, marcada para as 9h30, no Complexo Desportivo de Anadia, frente ao Pavilhão de Desportos, foi o momento ideal para o reencontro de amigos, o contacto com os embaixadores, e as fotos da praxe. Todos se encaminharam depois para o Estádio Municipal, cujo relvado foi palco para a formação do logótipo humano da candidatura.
Seguiu-se uma caminhada até ao centro da cidade, onde a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, e o vereador com o pelouro do desporto, Jorge Sampaio, dirigiram algumas palavras a todos os presentes. Foi, depois, dado a conhecer o hino da candidatura, cantado em uníssono, numa demonstração de apoio a esta causa. No final, e após o regresso ao Complexo Desportivo, foi ainda apresentada uma coreografia alusiva à candidatura.
Presidente da Câmara mostrou-se orgulhosa pelo número de pessoas presentes no evento
Na sua intervenção, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, mostrou-se orgulhosa pelo número de anadienses que voluntariamente quiseram dar o seu apoio à candidatura, de forma “tão entusiasta e expressiva, demonstrando o enorme sentido de comunidade unida e empenhada em prol de causas e projetos que tanto elevam, dignificam e prestigiam a nossa terra”. A todos eles deixou um agradecimento por esta atitude, tendo realçado que “o sucesso deste projeto depende de diversos fatores”, e que “o vosso apoio e envolvimento são fundamentais”.
A autarca salientou que, em Anadia, o desporto “é uma paixão cada vez mais cativante, sustentada por grandes tradições, extraordinárias coletividades, exímios desportistas, excelentes infraestruturas, reconhecida vocação formativa, preocupação com a saúde e o bem-estar, e com um forte espírito cívico e desportivo”. Deixou também claro que “o Município está fortemente empenhado em criar as condições ideais para uma efetiva generalização da atividade física e da prática desportiva, principalmente junto dos mais jovens” e que “a candidatura de Anadia a Cidade Europeia do Desporto em 2020 será a força motriz que pode impulsionar esta ambição”.
A edil anunciou ainda que os apoios à candidatura não se restringem apenas ao concelho, pois “extravasam as escalas local e regional”. No seu entender, “Anadia soube granjear o reconhecimento do seu trabalho e das suas potencialidades para lá destes âmbitos”, acrescentando que é por isso que “temos aqui connosco alguns dos nossos embaixadores, personalidades do mundo do desporto que todos admiramos e que, incondicionalmente, nos manifestaram o seu apoio”.
“Acreditamos que temos todas as condições para vencer!”
Maria Teresa Cardoso aproveitou para explicar que “a candidatura assenta em seis linhas orientadoras, que são ao mesmo tempo as razões que levaram o Município de Anadia a avançar para este desafio”, nomeadamente “reforçar a dimensão nacional e internacional de Anadia e da região; colocar na agenda política o debate sobre o Desporto; aumentar a participação desportiva e a qualidade de vida da população; melhorar a oferta desportiva e as condições da prática desportiva; mobilizar a comunidade em volta de um objetivo comum; e criar impacto económico e social no concelho e na Região”. O grande desiderato desta candidatura será, em última análise, “a criação de um projeto desportivo o mais abrangente possível”, frisou.
Maria Teresa Cardoso reconheceu que se “trata de um grande desafio coletivo com vista à construção de uma nova realidade desportiva”, sublinhando ser “importante e fundamental o envolvimento das associações, clubes, comunidade escolar, indústria, comércio e, de um modo geral, todos os anadienses”. “Acreditamos que temos todas as condições para vencer!”, considerando que “Anadia reúne os requisitos necessários para alcançar e merecer o estatuto de Cidade Europeia do Desporto”. “Encaramos este desafio como uma oportunidade para fortalecer a nossa estratégia que tem como fim uma generalização, ainda mais efetiva, da atividade física e desportiva”, afirmou a edil anadiense.
Assumida pelo Município de Anadia, a candidatura viu já o seu interesse reconhecido à escala regional, pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e pelo Turismo do Centro, sendo, aliás, a única candidatura apresentada por um município da Região Centro. Recorde-se que a primeira etapa do procedimento aconteceu em fevereiro de 2017, com a submissão, pelo Município de Anadia, da carta de intenção, em que Anadia se apresentou como candidata a Cidade Europeia do Desporto em 2020, condição que já foi aceite pela organização. O processo de candidatura está a decorrer e terá de ser entregue até novembro de 2018.