Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Câmara de Anadia distinguiu trabalhadores, cidadãos e empresas no feriado municipal


Categorias: Região quarta, 16 maio 2018

Foi com solenidade que a Câmara Municipal de Anadia reconheceu publicamente, no passado dia 10 de maio, feriado municipal, no Salão Nobre dos Paços do Município, o serviço prestado por sete trabalhadores da autarquia ao longo de 25 e de 35 anos de carreira, bem como o desempenho de sete empresas do concelho. Foi também homenageado, a título póstumo, o empresário Oswaldo Martins, fundador da Pavigrés.

Emoção e alegria andaram de mãos dadas nesta cerimónia, com os trabalhadores a manifestaram o seu agradecimento pelo reconhecimento do município, e os representantes das empresas distinguidas a deixarem a promessa de que irão continuar a trabalhar em prol do desenvolvimento económico do concelho. As empresas distinguidas foram a A. J. Maia, S.A., Augusto Virgílio de Sousa & Filhos (Nova Casa dos Leitões), Candigrés – Cerâmica de Grés da Candieira, Lda., Crosspro – Componentes para Motociclos, Lda., Lusomotos – Veículos e Acessórios, S.A., Policarpo Ferreira da Silva, Lda., e Santos & Castro, Lda. Pelos seus indicadores de solidez financeira e desempenho económico e financeiro, todas elas viram ser-lhes conferido, pelo IAPMEI, o estatuto PME Excelência em 2017.

Um dos momentos de maior emoção foi a homenagem prestada a Oswaldo Martins, que mereceu uma grande ovação por parte de todos os presentes. Bastante comovida com o ato, Emília Martins, viúva do homenageado, agradeceu a atitude da autarquia, mostrando-se “muito orgulhosa” do trabalho, empresarial e social, desenvolvido pelo seu marido, com quem esteve casada 60 anos. “Um homem correto e honesto, para quem a Pavigrés era ‘a menina dos seus olhos’”, afirmou.

A todos, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, entregou uma medalha, um alfinete de lapela e um certificado.

O presidente da Assembleia Municipal de Anadia, Manuel Pinho, referiu que “Anadia é uma terra de gente hospitaleira, lhana, solidária e respeitadora das suas tradições, e que se orgulha das suas gentes e reconhece as suas capacidades”. Manuel Pinho elogiou ainda a atitude do executivo “em distinguir os melhores e homenagear aqueles que se distinguiram ou distinguem quer nas suas atividades, quer na sua participação cívica e serviço público”.

A presidente da Câmara Municipal de Anadia referiu-se à cerimónia como uma forma “de reconhecer a carreira dos nossos trabalhadores” que, entretanto, completaram 25 ou 35 anos de serviço, e, por outro lado, um momento solene para “homenagear um cidadão que fez a diferença” neste concelho, e para “destacar a atividade de um conjunto de empresas aqui sediadas”.

Aos funcionários homenageados, a autarca manifestou “o reconhecimento do Município de Anadia pelo trabalho que vêm realizando em prol do nosso concelho”. “O trabalho ao serviço do município é de responsabilidade e de compromisso, pois destina-se a servir a causa pública. E, neste contexto, cabe lembrar que os trabalhadores das autarquias são profissionais “especiais”, dado que exercem as suas funções numa situação de grande proximidade não só em relação aos munícipes, mas também relativamente aos autarcas”, acrescentou.

Quanto às empresas distinguidas, Maria Teresa Cardoso dirigiu, através destas, uma palavra de gratidão do Município de Anadia para todo o tecido empresarial do concelho. “Estão em causa o seu empenho, resiliência, capacidade de adaptação de inovação, visão, e tantas outras características que lhes permitem afirmar-se no difícil mundo dos negócios e de criar emprego e gerar riqueza para o concelho, para a região e para o país”, sublinhou a edil. A autarca lembrou que “o apoio às empresas e ao empreendedorismo se revestem de grande importância para a Câmara Municipal de Anadia”. Nesse sentido, referiu que “definimos medidas e mecanismos concretos de apoio e de incentivo à atividade empresarial no concelho, visando atrair empreendedores e investimento, e apoiar o tecido empresarial instalado”. Na sua intervenção, sublinhou que “é fundamental gerar dinâmica e atrair investimento, sobretudo investimento que se traduza em emprego, nas diversas áreas estratégicas para o concelho, valorizando os recursos endógenos e a cultura empresarial existente”.

Sobre a homenagem, a título póstumo, a Oswaldo Martins, Maria Teresa Cardoso recordou que, para além de ter sido um empresário, foi, acima de tudo, “um homem que se empenhou, direta ou indiretamente, em ajudar o próximo ou em fortalecer causas. Oswaldo Santiago Martins ajudou pessoas, instituições e o concelho de Anadia”. “Nos negócios, teve visão, soube investir e conseguiu expandir, criando postos de trabalho, produzindo com qualidade e criatividade, e dando origem a um grupo empresarial que leva o nome de Anadia ao resto do mundo”, acrescentou a edil.

Ainda sobre Oswaldo Martins, destacou “o importantíssimo papel” que teve no renascimento das Termas de Vale da Mó, “ao transmitir, ao Município de Anadia, a concessão da exploração da sua água mineral”, adiantando que “com este legado, a autarquia recebeu também uma imensa responsabilidade, que assumiu, tendo sempre elevar esta estância ao patamar que as suas potencialidades lhe permitirão”.

A cerimónia terminou com um momento musical.