Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Festa do Corpo de Deus foi dia grande para Igreja


Categorias: Região sexta, 08 junho 2018

No dia 31 de maio, a Paróquia da Mealhada celebrou a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, mais conhecida por Festa do Corpo de Deus. A quinta-feira é, normalmente, o dia marcado para esta celebração por ter sido o dia da instituição da Eucaristia, mais vulgarmente conhecida por Quinta-feira Santa.

Liturgicamente, a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Jesus Cristo é uma das celebrações mais ricas para a Igreja. A liturgia começa com a reunião dos fiéis em volta do altar do Senhor, para que assim possam estar na Sua presença, seguindo-se a procissão que, habitualmente, percorre as ruas da cidade e que culmina com a Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Neste dia, a paróquia celebrou também a integração de seis novos membros na família de Deus, com a celebração do Batismo, a entrega de Corpo de Cristo a 41 crianças, na Primeira Comunhão, e a Profissão de Fé de 19 jovens que confirmaram a fé perante o Padre Rodolfo Leite e toda a comunidade cristã.

Terminada a celebração da Eucaristia, onde crianças, jovens, pais e catequistas celebraram o compromisso de fé para com Deus, seguiu-se a procissão que invadiu as ruas da Mealhada, conduzida pelo diácono José Laranjeiro. Os paroquianos, crianças, jovens e escuteiros integraram a procissão que nem a chuva conseguiu parar, mas que se encaminhou por um trajeto alternativo até à Igreja Paroquial da Mealhada.

A Adoração ao Santíssimo foi a última etapa deste caminho feito com Deus. Depois da bênção final, crianças e jovens receberam o diploma que recordará o dia em que comungaram pela primeira vez, e no qual confirmaram a fé perante todos. O Padre Rodolfo quis também assinalar esta data oferecendo a todas as crianças, que celebraram a Primeira Comunhão e Profissão de Fé, “um pão com “sabor” a coração” que deveriam repartir com alguém que necessitasse, levando a amor de Deus a mais pessoas.

De acordo com a catequista Ana Paula Laranjeira, o dia 31 de maio “foi sem dúvida um dia que encheu de amor o coração de toda a comunidade da paróquia da Mealhada.”