
No dia 29 de junho as principais ruas da Mealhada foram palco das Marchas Populares em honra de S. Pedro. Junto ao jardim municipal foram-se juntando os marchantes provenientes de várias instituições sociais do concelho, familiares e amigos para uma tarde bastante animada, cheia de cor, música e muita dança.
A Tuna da Universidade Sénior CADES abriu as marchas ao som do cavaquinho, com duas músicas bem conhecidas do cancioneiro português e deu o mote para os mealhadenses cantarem e dançarem. O desfile das marchas foi inaugurado pelo Centro Social da Freguesia de Casal Comba que encheu de amarelo e azul a Rua Costa Simões e a Rua Cerveira Lebre, ao som da música “Casal Comba meu encanto”. Seguiram-se as marchas da Associação DCE Recreativa de Antes, que aludiu à água do Luso, enchendo de azul e branco as ruas da cidade com arcos alusivos ao Luso e à sua conhecida fonte; a marcha do Jardim de Infância Dra. Odete Isabel, onde o peixe era o tema do grupo, visível nas canastas que as senhoras traziam à cabeça e nos fatos de cada marchante; a Associação Jovens Cristãos do Luso e o Centro Social Comendador Melo Pimenta apresentaram a música como tema, recriando as filarmónicas sempre presentes em cada arraial, através dos fatos dos marchantes, polvilhados de notas musicais, e dos arcos onde não faltaram as guitarras e os trompetes; a marcha da Santa Casa da Misericórdia que tinha o amor como tema; e o Centro Paroquial de Solidariedade Social de Ventosa do Bairro que, ao som do acordeão e das vozes de dois elementos da marcha, percorreu as ruas vestidas de azul e rosa com arcos carregados de símbolos característicos da bairrada: leitão, água, vinho, pão e música.
Tendo como princípio que a animação não escolhe idades, cada grupo tinha marchantes dos 8 aos 80 anos, provenientes das várias instituições do concelho, mostrando, inclusivamente, que nem as limitações físicas são uma barreira para viver com alegria as festas dos santos populares.
S. Pedro “emocionou-se” com a festa que lhe fizeram e já perto do final a chuva começou a cair, mas nem assim a marcha terminou, dando mais energia e alegria aos marchantes que desfilavam pelas suas instituições.
No final de cada atuação, Nuno Canilho, vereador da Câmara Municipal da Mealhada, entregou um manjerico às madrinhas de cada marcha, premiando o empenho de cada instituição na elaboração dos fatos, das músicas e das coregrafias apresentadas, no âmbito do 14º Encontro Interinstitucional Rede Social da Mealhada que encontrou na realização das marchas a melhor forma de harmonizar a alegria de festejar o S. Pedro.