A Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP) realiza mais uma edição da Colónia de Férias de Verão, entre os dias 7 e 13 de julho. Nesta iniciativa vão embarcar 25 jovens com diabetes, entre os 10 e os 17 anos de idade, com o objetivo de aproveitar o verão de uma forma diferente. Aprender a lidar com a doença através da prática desportiva e da partilha de experiências com outros jovens na mesma condição, são as principais intenções desta colónia.
O local escolhido para a realização destas atividades foi a Quinta da Fonte Quente, na Tocha porque para Paula Klose, presidente da AJDP, este é “um local privilegiado para promover a integração e a partilha entre jovens, onde a natureza envolvente potencia a prática desportiva e a partilha de experiências inesquecíveis”.
Escalada, rappel, surf, caminhada, jogos em equipa são as atividades programadas para esta colónia, que serão polvilhadas com momentos de conversa para que cada um possa expressar os seus receios e as suas vitórias em relação à diabetes, com pessoas que também estão na mesma condição.
Carlos Neves, responsável pela organização da Colónia de Férias, refere que “o objetivo é juntar um grupo de jovens com diabetes tipo 1 que irão aprender mais sobre como controlar a glicémia através da troca de experiências e de atividades desportivas, sempre acompanhados por monitores e equipa médica, alguns deles com diabetes e outros que escolhem participar na colónia como forma de ajudar e aprender um pouco mais sobre como lidar com jovens com diabetes”.
Tal como em anos anteriores, a AJDP irá receber nesta Colónia de Férias jovens de famílias mais carenciadas, que irão participar gratuitamente. “Pretendemos promover a aceitação da diabetes, melhorar o controlo metabólico e a independência de cada um destes jovens. Este tipo de iniciativas deverá ser acessível a todos.”, salienta Paula Klose. “Gosto de dizer que existe um "antes da Colónia e um depois", uma vez que o que os participantes aprendem durante esta semana traz grandes mudanças à maneira como lidam com a doença”, refere a presidente da AJDP.
Aproveitamos para esclarecer que existem dois tipos de diabetes. Nesta iniciativa, como atrás referimos, os participantes têm diabetes tipo 1, uma doença crónica que se desenvolve quando o pâncreas para de produzir a insulina de que o corpo necessita e, consequentemente, faz com que os níveis de açúcar no sangue subam. Acrescentamos ainda que em 2015 a diabetes tipo 1 afetava 3.327 indivíduos até os 19 anos (0,16% da população no escalão etário), manifestando uma ligeira tendência de crescimento desde 2008. Em 2015 foram detetados cerca de 13,3 novos casos por cada 100.000 jovens com idades entre 0-14 anos, conforme dados apurados no relatório “Diabetes: Factos e Números” de 2015, do Observatório Nacional de Diabetes.