Aletria do Mugasa e Bairradinos são os doces anadienses que continuam a lutar pelo distintivo 7 Maravilhas

A Associação 7 Maravilhas revelou, esta manhã, a lista dos 140 doces que continuam na luta pela vitória do concurso. Das 907 candidaturas recebidas, um júri composto por 140 especialistas, sete de cada distrito e regiões autónomas, selecionou os doces que integram a lista apresentada e da qual fazem parte dois doces de Anadia: a aletria do Mugasa e os Bairradinos. Estes doces, assim como os restantes eleitos pelo júri, a partir de agora, serão submetidos à votação do público.
O anúncio foi feito e dita que cada distrito e região autónoma leve apenas sete doces à votação do público. Do distrito de Aveiro prosseguem a concurso doces de Arouca (Barrigas de Freira e Boroa de Abóbora), Aveiro (Ovos Moles de Aveiro), Ovar (Pão de Ló de Ovar), Castelo de Paiva (Sopa Seca com Favo e Gelado de Mel) e Anadia (Aletria do Mugasa e Bairradinos).
De acordo com a Associação 7 Maravilhas, os doces escolhidos pelo júri “vão ser votados pelo público em 20 programas de daytime, a emitir em direto pela RTP, nos meses de julho e agosto”. Destes programas sairá um pré-finalista que passa até às semifinais.
Em apreciação à lista dos doces eleitos pelo júri, Luís Segadães, presidente da Associação 7 Maravilhas, afirma: “se existisse uma pastelaria ou confeitaria em Portugal dedicada a confecionar a doçaria portuguesa mais representativa, de maior qualidade e com os sabores que fazem as nossas memórias ou que inovam com produtos da terra, seriam estes 140 doces que encontraríamos nas suas montras”.
Jovens pasteleiros são desafiados a criar um doce com 7 camadas e 7 sabores representativos do país
Luís Segadães prossegue dizendo: “esta lista e esta eleição permitem valorizar e destacar não só a pastelaria nacional, como as profissões a ela associada”. Nesse sentido, o presidente da Associação 7 Maravilhas revela que vão “desafiar os candidatos à profissão de pasteleiro a criar um doce, com sete camadas, os sete sabores mais representativos do nosso país, de forma a estimular a criatividade e o gosto dos jovens cozinheiros por esta área, cada vez mais criativa e desafiante em Portugal”, um sub-concurso para o qual contam com o apoio do Turismo de Portugal.
Lembramos que outra das especificidades desta edição das 7 Maravilhas tem que ver com a existência de um Grande Júri, “órgão de deliberação constituído por sete figuras do espaço mediático, que será responsável pela repescagem de oito candidatos que se irão juntar aos 20 pré-finalistas apurados pelo público, resultando numa lista de 28 pré-finalistas”, tal como se refere em nota de imprensa veiculada pela referida associação.
Posteriormente, os 28 pré-finalistas são divididos por sorteio em duas semifinais, a realizar nos dias 24 e 31 de agosto, e que vão ser transmitidas em direto e em horário nobre pela RTP1. A associação recorda que “em cada semifinal são apurados sete doces, aqueles que tenham mais votos contabilizados”, sendo que é nesta fase que “os sete elementos do Grande Júri assumem grande preponderância, comentando e provando os doces”.
Neste momento já é conhecida a data de realização da Gala Finalíssima, será a 7 de setembro de 2019 e terá transmissão em direto da RTP1, em horário nobre. Esta noite serão conhecidos os sete doces escolhidos pelos portugueses como 7 Maravilhas de Portugal, de entre 14 finalistas.
Para prestar apoio à organização do concurso nas diferentes fases pelas quais tem passado, a Associação 7 Maravilhas esclarece que foi formado um conselho científico, que prestou auxilio na “elaboração do regulamento, na verificação das candidaturas e nas tomadas de decisão, tendo o objetivo de libertar a organização de quaisquer tomadas de posição face aos candidatos a concurso, assegurando por isso, a máxima idoneidade, independência e equidistância do processo”. Deste concelho científico fazem parte: a Associação Cozinheiros Profissionais de Portugal (ACPP); Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP); Associação Portuguesa de Nutrição (APN); Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas (FPCG); Ministério da Agricultura, Flores e Desenvolvimento Rural; Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior com Cursos na área do Turismo (RIPTUR); e Turismo de Portugal – Escolas.
A Associação 7 Maravilhas salienta ainda que este concurso conta com o alto patrocínio do Presidente da República, da RTP, que é a televisão oficial do concurso, dos ovos Matinados e dos cafés Sical, que são os patrocinadores oficiais, dos automóveis Mitsubishi Motors, que são o carro oficial do projeto, e da empresa internacional de auditores PwC, a quem está confiada a auditoria do processo de eleição.
Fotografia: (De cima para baixo) - Aletria do Mugasa e Bairradinos