Hidromaster reúne mais de uma centena de pessoas para apresentação de veículos de higienização pública
O Grande Hotel do Luso foi o local escolhido pela Hidro Master, empresa de conservação de superfícies com sede na Mealhada, para apresentar veículos de recolha de resíduos, varredoras urbanas e software de gestão de frotas, desenvolvidos pela empresa FAUN, maior fabricante europeu de veículos de recolha, e KOCO Software, respetivamente, a membros de autarquias e empresários de todo o país. Tim Collet, representante da FAUN, Mathias Siegel, representante da KOCO Software, e Ana Varela Pereira, CEO da Hidromaster, foram os responsáveis pela apresentação do histórico das respetivas empresas e qual a sua influência no mercado afeto à limpeza dos espaços públicos.
A Hidro Master, empresa que está no mercado há 15 anos, desenvolve trabalho de Norte a Sul do país, tendo recentemente feito um trabalho em Valladolid (Espanha). Esta empresa é tida como uma referência nacional na prestação de serviços em três domínios: setor das águas, saneamento e conservação de superfícies. A empresa que em 2019 terá sede industrial junto da CERTOMA (Comércio Técnico de Máquinas Lda.), com novas instalações, com serviços técnicos e industriais, foi desafiada pela FAUN, para dar resposta às exigentes especificações técnicas e ambientais da atualidade, através da oferta de uma gama de equipamentos tecnologicamente avançada, que permite a todos os clientes encontrarem soluções à medida.
Nesta sessão de apresentação, que começou com uma breve apresentação das empresas envolvidas no projeto de inovação quanto a veículos de limpeza de espaços públicos e respetivos softwares de gestão de frotas, seguiu-se um momento de apresentação das valências de cada veículo.
Junto à entrada do Grande Hotel do Luso estavam alguns dos veículos desenvolvidos pela FAUN, entre os quais se destacam a FAUN CITY 3000 e a FAUN MINI ROTOPRESS, veículos criados para operar em zonas históricas e ruas estreitas e que, em muitas cidades europeias, são utilizados para a recolha seletiva de papel, transformando a recolha uma receita; a FAUN E-ROTOPRESS, o primeiro veículo de recolha do mundo movido a baterias; e a PAPELEIRA WASTEMASTER, é uma papeleira inteligente que funciona por energia solar, que dispõe de um compactador interno que reduz até oito vezes o volume dos resíduos, quando comparado com uma papeleira normal. O software de gestão aumenta a eficácia das rotas, resultando numa poupança de combustível, mão de obra e redução de níveis de CO2.
Em nome da Câmara Municipal da Mealhada, Guilherme Duarte, vice-presidente da câmara, referiu que “é sempre bom que haja inovação na área ambiental, para que no futuro sejamos mais capazes de defender o que hoje nos preocupa”, aproveitando para agradecer a escolha da Mealhada “um concelho ativo e próspero”, para apresentação destes veículos que estão pela primeira vez em Portugal.