Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Hospital Misericórdia da Mealhada assinala Dia Internacional do Enfermeiro com atividade desportiva


tags: Enfermeiro, HMM, Saúde Categorias: Região domingo, 12 maio 2019

Instituído pelo Conselho Internacional dos Enfermeiros, o Dia Internacional do Enfermeiro celebrou-se a 12 de maio, data na qual nasceu Florence Nightingale, personalidade considerada fundadora da enfermagem moderna. Este dia foi também assinalado no Hospital Misericórdia da Mealhada (HMM) com uma aula de HIT (High Intensity Training – Treino de Alta Intensidade), onde participaram 14 dos 50 enfermeiros da valência Hospital da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada (SCMM).

“Todos os anos, o Dia Internacional do Enfermeiro é assinalado pela SCMM, nomeadamente pela valência Hospital”, começa por dizer Ana Carina Soares, enfermeira diretora do HMM, “a forma como é comemorado ou assinalado tem sido diferente, de ano para ano, mas sempre com o mesmo intuito: homenagear os enfermeiros de forma geral e, em particular, os que colaboram connosco”.

Este ano, sob o lema “cuidar de quem cuida”, a direção de enfermagem, em estreita colaboração com o departamento de comunicação da SCMM, realizou uma atividade física no jardim exterior do Prolongamento do Lar, propriedade da mesma Instituição de Solidariedade Social (IPSS) da qual faz parte o HMM.

A atividade, planeada e concretizada pelo instrutor Patrício Duarte, que também integra o projeto “O Coração é a Razão” do HMM, teve como principal objetivo “sensibilizar os profissionais para a adoção de um estilo de vida saudável, mas também para a prevenção do burnout (síndrome associado a um estado de grande cansaço físico, mental e emocional que pode ser reflexo, nomeadamente, de um ambiente profissional exigente)”, tal como explica a enfermeira diretora do Hospital da SCMM.

Durante uma hora, 14 enfermeiros do HMM, em representação dos serviços de Internamento Médico-Cirúrgico, Bloco Operatório, Consulta de Especialidades e Exames de Gastrenterologia, Unidade de Cuidados Continuados e Estrutura Residencial para Idosos, responderam aos desafios lançados por Patrício Duarte.

O dia em que todos os enfermeiros são homenageados foi assinalado no HMM com uma atividade que pretende cuidar de quem cuida, diariamente, daqueles cuja saúde apresenta algumas fragilidades.

Mais do que homenagear, segundo se pode ler na página de internet da Ordem dos Enfermeiros, esta efeméride pretende salientar “a importância que têm na prestação de cuidados gerais e especializados à população”. Ana Carina Soares, como enfermeira, vai mais além e sublinha que este é o dia dos profissionais caracterizados pela “presença constante, o foco e cuidado centrado no utente/família/comunidade, a dedicação e entrega ao outro, a relação terapêutica, as intervenções autónomas (exclusivas da enfermagem e não dependentes de outros profissionais), o cuidado sistemático e sistematizado, o processo de enfermagem em si mesmo (identificação de necessidades/problemas reais ou potenciais, elaboração de diagnósticos de enfermagem, planeamento e realização de intervenções de enfermagem e avaliação de resultados decorrentes das intervenções executadas)”, conclui.

 

Fotografia: Enfermeiros do HMM no Treino de Alta Intensidade, a 12 de maio de 2019