Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

ANPC promove exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico


Categorias: Região terça, 30 outubro 2018

Anualmente a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) promove junto dos cidadãos um exercício de sensibilização para o risco sísmico, denominado “A Terra Treme”. A iniciativa alarga-se a todo o país, mas ocorrerá de modo específico numa escola secundária do Montijo, no dia 5 de novembro, às 11h05.

A intenção do exercício, levado a cabo pela ANPC, em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE) e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), é a de capacitar os cidadãos a saberem como agir em caso de sismo. Este ano, curiosamente, o exercício coincidirá com o Dia Internacional de Sensibilização para o Risco de Tsunamis, um fenómeno muito associado aos sismos e cujo impacto sobre as zonas ribeirinhas pode ser enorme.

Saber o que fazer ANTES, DURANTE e DEPOIS de um sismo é o propósito desta iniciativa, mediante a qual são dadas a conhecer as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar. Esta ação desenrola-se durante um minuto, no decurso do qual todos os cidadãos, de forma individual ou coletiva (famílias, escolas, empresas, organizações públicas e privadas) devem executar três gestos de autoproteção, onde quer que se encontrem na data e hora agendadas pela ANPC – BAIXAR, PROTEGER, AGUARDAR. Estas são consideradas as indicações, a nível internacional, que melhor resposta dão para nos protegermos em caso de sismo.

Por todo o país, os Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS) da ANPC irão, em parceria com as comunidades locais, as associações de bombeiros, os serviços municipais de proteção civil, os agentes de proteção civil e as escolas, promover ações de sensibilização sobre a temática do risco sísmico e as medidas de autoproteção para fazer face ao mesmo, assim como dinamizar a realização do exercício “A Terra Treme”, na data e hora agendadas para o efeito.

No âmbito do referido exercício de sensibilização para o risco sísmico, a ANPC criou uma página de internet subordinada ao tema (www.aterratreme.pt), na qual podem obter-se recursos de divulgação; e desenvolveu a hastag #aterratreme, que visa permitir a identificação das imagens afetas à realização do exercício nas redes sociais, tanto a nível pessoal como institucional.

Além da participação no exercício, a ANPC desafia os participantes: a fazer uma inscrição individual e/ou da instituição na qual colaboram, no sítio digital -

www.aterratreme.pt/inscreva-se; a responder a um inquérito que visa apurar o grau de perceção do risco sísmico entre os participantes (www.aterratreme.pt/inquerito); a realizar um exercício de evacuação com base num cenário de Sismo/Tsunami, também no dia 5 de novembro; a divulgar o vídeo alusivo ao exercício; e a colocar na página de internet e outros suportes digitais da respetiva instituição publicações alusivas à iniciativa.

A ANPC recorda que o sucesso da iniciativa “A Terra Treme” “depende do grau de sensibilização de cada um de nós para este tema, nomeadamente do nosso envolvimento e participação ativa no exercício. É importante, pois, promover amplamente o exercício entre todos, através das ações acima descritas, porque…Todos somos proteção civil!”, diz a instituição em comunicado de imprensa.