Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Câmara da Mealhada apoia criação do Museu Melo Pimenta


tags: Mealhada, Luso Categorias: Região, Cultura quarta, 07 agosto 2019

O Município da Mealhada vai atribuir um subsídio de 25 mil euros para a criação do Museu Melo Pimenta, que vai nascer no edifício do Posto de Turismo do Luso. A medida foi aprovada na última reunião do executivo. O subsídio será entregue à Junta de Freguesia do Luso para que esta promova as obras necessárias à adaptação do espaço, criando condições para que o espólio do comendador Melo Pimenta seja apresentado ao público em perfeitas condições de conservação e exibição. 

Manuel de Melo Pimenta, natural do Luso e descendente de uma família de origem modesta, emigrou jovem para o Brasil, onde fez fortuna e se tornou uma personalidade distinta entre a comunidade portuguesa de São Paulo. O comendador tornou-se um benemérito da sua terra natal, fazendo doações e ajudando os mais necessitados. A família doou o seu espólio – objetos pessoais e cerca de três mil livros – à vila do Luso, que o vai apresentar em núcleo museológico.

Na mesma reunião de Câmara foram aprovados subsídios extraordiários à Associação Patris – Património da Silvã e à Escola de Samba Real Imperatriz. A associação da Silvã receberá cinco mil euros para apoiar a remodelação da cozinha do Salão Polivalente (rede elétrica e rede de águas e esgotos e equipamentos). À Real Imperatriz foram atribuídos 550 euros para custear uma deslocação da mesma.