Entrar  |   Registe-se  |   Ajuda
15 Outubro 2018
segunda-feira


Apresentação
Estatuto editorial
Ficha técnica
Newsletter
Publicidade
Contactos
Onde Estou? Página Inicial » Actualidade » Noticiário
Pesquisar
Cineteatro Messias acolheu “A Viúva e o Papagaio”
15 Jul 2018, 00:00
Galerias Relacionadas:
  0 video(s)
  0 som(s)
  0 documentos(s)
Visualizações: 895
Acessibilidade:

“A Viúva e o Papagaio” “instalaram-se” no Cineteatro Messias na noite do dia 13 de julho para apresentar a história escrita por Virginia Woolf. Os atores da companhia de teatro Caixa de Palco deram corpo às personagens desta história e conquistaram a atenção e os sorrisos de miúdos e graúdos.

O enredo anda à volta de uma herança deixada pelo irmão da viúva e das tormentas passadas por ela, com o objetivo de descobrir onde estavam as três mil libras que lhe foram deixadas. Depois de ter corrido até ao banco, de ter atravessado um lago sem sucesso, viu a casa que também lhe fora deixada pelo irmão a arder e com ela teria morrido o seu papagaio James. Mais tarde, James regressa são e salvo e mostra à viúva onde estava escondida a herança. Neste momento, o palco não continha a alegria da viúva que com o papagaio fez uma “dança da felicidade”. Conforme mostra o cartaz desta peça, a dramatização termina com a viúva sentada e ladeada pelo seu papagaio, com quem viveu feliz para todo o sempre.

As grandes novidades desta peça, tal como já havia sido avançado ao Jornal da Mealhada por Marta Pires, mentora da Caixa de Palco, e por Gonçalo Babo, diretor de atores nesta peça, foram a música ao vivo e o cenário, que foi construído por todos os elementos do grupo de teatro, à custa de “muitas noites mal dormidas”, refere Gonçalo Babo. O cenário tem dois metros e meio, representa parcialmente uma gaiola e uma casa, rodando consoante a evolução da peça. A estrutura atual do cenário não seria esta, refere Marta Pires, que diz que ao início foi pensada apenas uma gaiola, “acho que o efeito da gaiola seria muito diferente, agora é o que temos e acho que está genial”. A música ao vivo foi também uma das apostas fortes nesta peça, o diretor de atores, Gonçalo Babo, refere que a música funciona como um fio condutor da história, tendo sido criados alguns códigos, “por exemplo, quando há momentos de viagem, a banda sonora da viagem é sempre a mesma (…) mas existe também aquilo a que nós chamamos o nosso hino, que é a música que é cantada para explicar algumas coisas que estão a acontecer no espetáculo. Portanto, há referências”.

Para além das novidades existem também curiosidades. O papagaio, personagem a quem apenas se ouve a frase “Não tá casa”, é o responsável por movimentar toda a história. A personagem de Filipa Almeida, a qual teria um papel surpresa, conforme nos foi dito na primeira vez que falámos com a companhia, é a “condutora do espetáculo, é a figura que dá o mote para aquilo que vai acontecer”, de acordo com Gonçalo Babo.

A intenção desta peça vai além do auxílio aos jovens estudantes na compreensão da obra, pretende também sensibilizar para o respeito e o carinho com que devem ser tratados os animais, tanto assim é que bem perto do fim da peça a viúva, personagem interpretada por Marta Pires, diz ”encontramos o tesouro mas o meu maior tesouro és tu, papagaio”.

Assumido o período de férias que o público-alvo desta peça está a desfrutar, a Caixa de Palco optou por estrear esta peça agora para “não perdermos a oportunidade de começar o primeiro período (de aulas) com o espetáculo em cena”. Recordamos que a obra de Virginia Woolf, “A Viúva e o Papagaio” faz parte do plano de estudos dos alunos do 5º ano e a Caixa de Palco tem feito incidir as peças que tem levado a cena em obras de estudo do ensino oficial.

Em setembro “nós estamos em casa”, refere Gonçalo Babo, de qualquer escola ou autarquia que queira apostar nesta peça. “Na companhia de Sophia” é a próxima estreia da Caixa de Palco, que decorrerá em janeiro de 2019.

Tags: Teatro, Caixa de Palco, Mealhada
Documentos para Download
Notícias Relacionadas
Classifique esta notícia:  Sem classificação
0 Comentário(s)
Videos
Mais comentadas
Mais lidas
Pesquisa de imóveis »
 
Apartamento T2
Venda - Em Construção
Aveiro
Ílhavo, Gafanha da Nazaré
Consultar Imóvel »
Loja
Trespasse - Usado
Aveiro
Aveiro, Aradas
Consultar Imóvel »
Quartos   
© 2011 Jornal da Mealhada. Todos os direitos reservados. Política de privacidade Desenvolvido por  Marques Associados Digital Lda.