Entrar  |   Registe-se  |   Ajuda
23 Agosto 2017
quarta-feira


Apresentação
Estatuto editorial
Ficha técnica
Newsletter
Publicidade
Contactos
Onde Estou? Página Inicial » Actualidade » Região
Pesquisar
Cantanhede distinguida como autarquia mais familiarmente responsável
26 Dez 2016, 00:00
Galerias Relacionadas:
  0 video(s)
  0 som(s)
  0 documentos(s)
Visualizações: 522
Acessibilidade:

O Município de Cantanhede acaba de ser mais uma vez distinguido pelo Observatório das Autarquias + Familiarmente Responsáveis (OAFR). É o oitavo ano consecutivo que a edilidade cantanhedense obtém o estatuto de “Autarquia Mais Familiarmente Responsável” pela adoção de boas práticas e políticas amigas das famílias.

As respetivas insígnias foram entregues ao vereador da Educação e Ação Social, Pedro Cardoso, em 7 de dezembro, no decurso de uma cerimónia que teve lugar no Auditório da Fundação do Centro de Estudos e Formação Autárquica, em Coimbra, tendo estado presentes representantes do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis e da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas.

A candidatura apresentada pelo Município de Cantanhede assenta em indicadores muito positivos relativamente aos parâmetros de avaliação constantes no inquérito realizado pelo OAFR, com destaque para duas vertentes de intervenção, designadamente as políticas orientadas para todas as famílias do concelho, no apoio à sua função de suporte aos seus descendentes e ascendentes, bem como ações destinadas a agregados familiares mais desfavorecidos económica e socialmente, através de ajudas específicas e personalizadas a vários níveis.

Reconhecendo o indispensável papel da família para a coesão social, o executivo camarário tem adotado ações tendentes a reforçar os fatores que contribuem para que os agregados familiares de menores recursos desempenhem a sua função de modo estruturado, saudável e funcional.

Exemplo disso mesmo é a implementação de uma política mais favorável para as famílias com o designado IMI Familiar, medida que remonta a 2014 e que em 2017 se traduz num decréscimo de 20 euros para as famílias com um dependente, 40 euros para as que têm dois dependentes e 70 euros para as que têm três ou mais pessoas a seu cargo.

Noutro âmbito, um estudo recente da Associação Portuguesa das Famílias Numerosas destaca o tarifário de abastecimento de água praticado pela empresa municipal INOVA-EM como um dos melhores no Índice de Equidade.

Dos 308 municípios avaliados, o preço da água em Cantanhede surge destacado em 1.º lugar a nível distrital e na 7.ª posição no ranking nacional, o que decorre de uma política de preços que não penaliza os maiores agregados familiares, mesmo considerando que o seu padrão de consumo tende a ser maior e, portanto, a situar-se em escalões com tarifário mais caro.

Tags: cantanhede
Documentos para Download
Notícias Relacionadas
Classifique esta notícia:  Sem classificação
0 Comentário(s)
Videos
Mais comentadas
Mais lidas
Pesquisa de imóveis »
 
Moradia em Banda T4
Venda - Usado
Aveiro
Ílhavo, Ílhavo (São Salvador)
Consultar Imóvel »
Apartamento T2
Venda - Novo
Aveiro
Águeda, Recardães e Espinhel
Consultar Imóvel »
Quartos   
© 2011 Jornal da Mealhada. Todos os direitos reservados. Política de privacidade Desenvolvido por  Marques Associados Digital Lda.