Entrar  |   Registe-se  |   Ajuda
22 Novembro 2014
sábado
"As comemorações dos quarenta anos do 25 de Abril tiveram a pompa e circunstância de que esta idade madura era merecedora"      Braga da Cruz

JM
Apresentação
Estatuto editorial
Newsletter
Publicidade
Contactos
Onde Estou? Página Inicial » Actualidade » Noticiário
Pesquisar
Escolíadas 2012 já começaram, com vitória da Mário Sacramento, de Aveiro
20 Abr 2012, 16:25
Galerias Relacionadas:
  0 video(s)
  0 som(s)
  0 documentos(s)
Visualizações: 4618
Acessibilidade:

Em actualização - 21.04.12 às 18h 45m

A 23.ª edição das “Escolíadas Glicínias Plaza 2012” começou na noite de sexta-feira, 20 de Abril, no Centro Cultural de Ílhavo – Pólo I. A escola secundária Dr. Mário Sacramento, de Aveiro, com 277 pontos e vitória em todas as provas, foi a primeira vencedora, no duelo com a escola secundária Dr. Jaime Magalhães Lima, de Esgueira, que conquistou 261 pontos, e com a secundária de Vagos, que arrecadou 233 pontos.Na noite de hoje, sábado, 21 de abril, encontram-se a Escola Secundária Homem Cristo e a Escola Secundária José Estêvão, ambas de Aveiro, e a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos.

Estas seis escolas de Aveiro e Vagos são as primeiras a apresentar-se em palco para mostrar "as várias faces das Artes", na 23.ª edição das Escolíadas, que só termina a 6 de junho, com a habitual Gala de Entrega de Prémios “Escolíadas Glicínias Plaza 2012”, a ter lugar, pelo terceiro ano consecutivo, no Centro Cultural de Ílhavo.

Este ano, as Escolíadas voltam a dividir-se em dois pólos – Pólo I (Centro Cultural de Ílhavo) e Pólo II (Quinta dos Três Pinheiros, na Mealhada) – com a participação de vinte estabelecimentos de ensino secundário. Cada escola inscrita vai contar com um grupo de cerca de uma centena de elementos, onde se incluem alunos e professores, que vão mostrar os seus talentos nas provas de Teatro, Música, Dança, Pintura, Claque e Cultura Geral. No total, a organização espera voltar a ultrapassar os dois mil participantes no evento, que vão assim partilhar um palco de emoções.

O júri da 23.ª edição das “Escolíadas Glicínias Plaza 2012” vai ser composto, pela primeira vez, por elementos da Universidade de Aveiro (UA) e do Instituto Português da Juventude (IPJ). Os restantes elementos vêm da Direcção Regional de Educação do Centro (DREC) e da Direcção Regional de Cultura do Centro (DRCC).

Número recorde de escolas inscritas

Este ano, com a participação das duas dezenas de escolas, é batido um novo recorde pela “ESCOLÍADAS - Associação Recreativo-Cultural”, responsável pela organização do evento, no que ao número de participações diz respeito: esta é a primeira vez que a iniciativa regista tão elevado número de estabelecimentos de ensino a concorrer. A Escola Secundária de Canas de Senhorim é a estreante da edição de 2012.

A associação vai levar, pela primeira vez, o talento e arte dos jovens ao palco do Centro de Artes e Espectáculos (CAE) da Figueira da Foz, onde vai ser realizada a Finalíssima 2012, no início do mês de Junho.

Vão ser distribuídos cerca de 100 cartões “Moche” por cada escola participante, o que vai permitir aos mais de dois mil intervenientes das “Escolíadas Glicínias Plaza 2012” preparem a sua participação sem custos de comunicação, graças à TMN, que além do cartão oferece 10 euros de saldo.

A “ESCOLÍADAS - Associação Recreativo-Cultural” fez um protocolo com a Fundação Portugal Telecom, que financiou a aquisição de equipamento informático e projectores de vídeo para melhorar a produção do evento. As “Escolíadas Glicínias Plaza 2012” vão ser filmadas por um sistema de quatro câmaras, à semelhança de anteriores edições.

Um protocolo com o SAPO.pt vai possibilitar a transmissão online, em directo, das “Escolíadas Glicínias Plaza 2012” através do SAPO. A grande vantagem é que a transmissão vai ser feita em alta qualidade ao utilizar esta via (vídeos.sapo.pt/escoliadas).

O site da 23.ª edição das “Escolíadas Glicínias Plaza 2012” já está lançado (www.escoliadas.com/2012).

Este ano, a organização das “Escolíadas Glicínias Plaza 2012” decidiu recuperar a Prova Surpresa para a edição que vai agora arrancar. Esta prova vai ser na base dos jogos tradicionais, ou não, e tem como objectivo divertir, em simultâneo, as três escolas. A ideia é fechar a sessão com um momento de boa disposição, antes das três equipas conhecerem o resultado final, dando tempo ao júri para ponderar as últimas pontuações.

 

CALENDÁRIO e RESULTADOS “Escolíadas Glicínias Plaza 2012”

 

PÓLO I (Centro Cultural de Ílhavo)

 

1.ª Sessão – Sexta-feira, dia 20 de Abril, às 21.30 horas

Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima – Esgueira - 261 PONTOS

Escola Secundária de Vagos - 233 PONTOS

Escola Secundária Dr. Mário Sacramento – Aveiro - 277 PONTOS

 

2.ª Sessão – Sábado, dia 21 de Abril, às 21.30 horas

Escola Secundária Homem Cristo – Aveiro

Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos

Escola Secundária José Estêvão – Aveiro

 

3.ª Sessão – Terça-feira, dia 24 de Abril, às 21.30 horas

Escola Secundária da Gafanha da Nazaré

Escola Secundária de Oliveira do Bairro

Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes – Ílhavo

 

Final – Sexta-feira, dia 27 de Abril, às 21.30 horas

 

 

PÓLO II (Quinta dos Três Pinheiros, Mealhada)

 

1.ª Sessão – Segunda-feira, dia 30 de Abril, às 23 horas

Colégio de Albergaria-a-Velha

Escola Secundária de Mealhada

Escola Secundária de Carregal do Sal

 

2.ª Sessão – Sexta-feira, dia 4 de Maio, às 23 horas

Escola Secundária de Canas de Senhorim

Escolas Secundária de Arganil

Escola Secundária de Avelar Brotero

 

3.ª Sessão – Sábado, dia 5 de Maio, às 23 horas

Escola Secundária de Montemor-o-Velho

Escola Secundária Dom Dinis – Coimbra

 

4.ª Sessão – Sexta-feira, dia 11 de Maio, às 23 horas

Escola Secundária Dr. João Lopes de Morais – Mortágua

Escola Secundária Dr.ª Maria Cândida – Mira

 

Final – Sexta-feira, dia 18 de Maio, às 23 horas

 

Finalíssima – Sexta-feira, dia 1 de Junho, 21.30 horas – CAE da Figueira da Foz

 

“Gala de Entrega de Prémios das Escolíadas” – Sexta-feira, dia 6 de Junho, 21.30 horas, no Centro Cultural de Ílhavo.

Tags:
Documentos para Download
Notícias Relacionadas
Classifique esta notícia:  Sem classificação
0 Comentário(s)
Videos
Mais comentadas
Mais lidas
Pesquisa de imóveis »
 
Apartamento T1
Venda - Usado
Aveiro
Aveiro, Vera Cruz
Consultar Imóvel »
Moradia Geminada T4
Venda - Em Construção
Aveiro
Aveiro, Esgueira
Consultar Imóvel »
Quartos   
© 2011 Jornal da Mealhada. Todos os direitos reservados. Política de privacidade Desenvolvido por  Marques Associados Digital Lda.