Entrar  |   Registe-se  |   Ajuda
23 Abril 2014
quarta-feira
"A oferta turística de Coimbra com os seus monumentos e tradições terá que ser obrigatoriamente complementada e enriquecida com as belezas paradisíacas e inigualáveis da Mata do Bussaco, a riqueza gastronómica da região bairradina e, porque não, passear mais pelo interior onde as Aldeias de Xisto são atracção inigualável"    Braga da Cruz

JM
Apresentação
Estatuto editorial
Newsletter
Publicidade
Contactos
Onde Estou? Página Inicial » Actualidade » Noticiário
Pesquisar
Escolíadas 2012 já começaram, com vitória da Mário Sacramento, de Aveiro
20 Abr 2012, 16:25
Galerias Relacionadas:
  0 video(s)
  0 som(s)
  0 documentos(s)
Visualizações: 4205
Acessibilidade:

Em actualização - 21.04.12 às 18h 45m

A 23.ª edição das “Escolíadas Glicínias Plaza 2012” começou na noite de sexta-feira, 20 de Abril, no Centro Cultural de Ílhavo – Pólo I. A escola secundária Dr. Mário Sacramento, de Aveiro, com 277 pontos e vitória em todas as provas, foi a primeira vencedora, no duelo com a escola secundária Dr. Jaime Magalhães Lima, de Esgueira, que conquistou 261 pontos, e com a secundária de Vagos, que arrecadou 233 pontos.Na noite de hoje, sábado, 21 de abril, encontram-se a Escola Secundária Homem Cristo e a Escola Secundária José Estêvão, ambas de Aveiro, e a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos.

Estas seis escolas de Aveiro e Vagos são as primeiras a apresentar-se em palco para mostrar "as várias faces das Artes", na 23.ª edição das Escolíadas, que só termina a 6 de junho, com a habitual Gala de Entrega de Prémios “Escolíadas Glicínias Plaza 2012”, a ter lugar, pelo terceiro ano consecutivo, no Centro Cultural de Ílhavo.

Este ano, as Escolíadas voltam a dividir-se em dois pólos – Pólo I (Centro Cultural de Ílhavo) e Pólo II (Quinta dos Três Pinheiros, na Mealhada) – com a participação de vinte estabelecimentos de ensino secundário. Cada escola inscrita vai contar com um grupo de cerca de uma centena de elementos, onde se incluem alunos e professores, que vão mostrar os seus talentos nas provas de Teatro, Música, Dança, Pintura, Claque e Cultura Geral. No total, a organização espera voltar a ultrapassar os dois mil participantes no evento, que vão assim partilhar um palco de emoções.

O júri da 23.ª edição das “Escolíadas Glicínias Plaza 2012” vai ser composto, pela primeira vez, por elementos da Universidade de Aveiro (UA) e do Instituto Português da Juventude (IPJ). Os restantes elementos vêm da Direcção Regional de Educação do Centro (DREC) e da Direcção Regional de Cultura do Centro (DRCC).

Número recorde de escolas inscritas

Este ano, com a participação das duas dezenas de escolas, é batido um novo recorde pela “ESCOLÍADAS - Associação Recreativo-Cultural”, responsável pela organização do evento, no que ao número de participações diz respeito: esta é a primeira vez que a iniciativa regista tão elevado número de estabelecimentos de ensino a concorrer. A Escola Secundária de Canas de Senhorim é a estreante da edição de 2012.

A associação vai levar, pela primeira vez, o talento e arte dos jovens ao palco do Centro de Artes e Espectáculos (CAE) da Figueira da Foz, onde vai ser realizada a Finalíssima 2012, no início do mês de Junho.

Vão ser distribuídos cerca de 100 cartões “Moche” por cada escola participante, o que vai permitir aos mais de dois mil intervenientes das “Escolíadas Glicínias Plaza 2012” preparem a sua participação sem custos de comunicação, graças à TMN, que além do cartão oferece 10 euros de saldo.

A “ESCOLÍADAS - Associação Recreativo-Cultural” fez um protocolo com a Fundação Portugal Telecom, que financiou a aquisição de equipamento informático e projectores de vídeo para melhorar a produção do evento. As “Escolíadas Glicínias Plaza 2012” vão ser filmadas por um sistema de quatro câmaras, à semelhança de anteriores edições.

Um protocolo com o SAPO.pt vai possibilitar a transmissão online, em directo, das “Escolíadas Glicínias Plaza 2012” através do SAPO. A grande vantagem é que a transmissão vai ser feita em alta qualidade ao utilizar esta via (vídeos.sapo.pt/escoliadas).

O site da 23.ª edição das “Escolíadas Glicínias Plaza 2012” já está lançado (www.escoliadas.com/2012).

Este ano, a organização das “Escolíadas Glicínias Plaza 2012” decidiu recuperar a Prova Surpresa para a edição que vai agora arrancar. Esta prova vai ser na base dos jogos tradicionais, ou não, e tem como objectivo divertir, em simultâneo, as três escolas. A ideia é fechar a sessão com um momento de boa disposição, antes das três equipas conhecerem o resultado final, dando tempo ao júri para ponderar as últimas pontuações.

 

CALENDÁRIO e RESULTADOS “Escolíadas Glicínias Plaza 2012”

 

PÓLO I (Centro Cultural de Ílhavo)

 

1.ª Sessão – Sexta-feira, dia 20 de Abril, às 21.30 horas

Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima – Esgueira - 261 PONTOS

Escola Secundária de Vagos - 233 PONTOS

Escola Secundária Dr. Mário Sacramento – Aveiro - 277 PONTOS

 

2.ª Sessão – Sábado, dia 21 de Abril, às 21.30 horas

Escola Secundária Homem Cristo – Aveiro

Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos

Escola Secundária José Estêvão – Aveiro

 

3.ª Sessão – Terça-feira, dia 24 de Abril, às 21.30 horas

Escola Secundária da Gafanha da Nazaré

Escola Secundária de Oliveira do Bairro

Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes – Ílhavo

 

Final – Sexta-feira, dia 27 de Abril, às 21.30 horas

 

 

PÓLO II (Quinta dos Três Pinheiros, Mealhada)

 

1.ª Sessão – Segunda-feira, dia 30 de Abril, às 23 horas

Colégio de Albergaria-a-Velha

Escola Secundária de Mealhada

Escola Secundária de Carregal do Sal

 

2.ª Sessão – Sexta-feira, dia 4 de Maio, às 23 horas

Escola Secundária de Canas de Senhorim

Escolas Secundária de Arganil

Escola Secundária de Avelar Brotero

 

3.ª Sessão – Sábado, dia 5 de Maio, às 23 horas

Escola Secundária de Montemor-o-Velho

Escola Secundária Dom Dinis – Coimbra

 

4.ª Sessão – Sexta-feira, dia 11 de Maio, às 23 horas

Escola Secundária Dr. João Lopes de Morais – Mortágua

Escola Secundária Dr.ª Maria Cândida – Mira

 

Final – Sexta-feira, dia 18 de Maio, às 23 horas

 

Finalíssima – Sexta-feira, dia 1 de Junho, 21.30 horas – CAE da Figueira da Foz

 

“Gala de Entrega de Prémios das Escolíadas” – Sexta-feira, dia 6 de Junho, 21.30 horas, no Centro Cultural de Ílhavo.

Tags:
Documentos para Download
Notícias Relacionadas
Classifique esta notícia:  Sem classificação
0 Comentário(s)
Videos
Mais comentadas
Mais lidas
Pesquisa de imóveis »
 
Apartamento T2+1
Venda - Novo
Aveiro
Mealhada, Mealhada
Consultar Imóvel »
Moradia em Banda T4
Venda - Usado
Aveiro
Ílhavo, São Salvador
Consultar Imóvel »
Quartos   
© 2011 Jornal da Mealhada. Todos os direitos reservados. Política de privacidade Desenvolvido por  Marques Associados Digital Lda.